19/08/2014 11h39 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Seadh promove capacitação sobre cadastro nacional de entidades de assistência social

Técnicas da Secretaria Nacional de Assistência Social estão em Vitória para capacitar conselheiros, gestores e técnicos municipais sobre o preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS).
O CNEAS foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a finalidade de levantar informações sobre entidades que prestam serviços socioassistenciais em todo o país.
A capacitação tem o objetivo de sanar dúvidas dos servidores que atuam no cadastramento, a fim de prepará-los para o preenchimento correto do banco de dados que é a base para que o MDS possa traçar estratégias para melhor ofertar os serviços de assistência social.
Para a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartorio, os municípios capixabas estão de parabéns pela participação tanto na capacitação quanto no preenchimento dos cadastros. “Um encontro como este promove conhecimento e socialização de informações. Todos aprendemos juntos. O Espírito Santo está de parabéns com seus municípios participativos, firmes no cumprimento de suas tarefas, desempenhando suas ações e fazendo a coisa acontecer.” Declarou Nilda.
O Cadastro Nacional é a principal ferramenta do Programa Nacional de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do Suas (Aprimora-Rede), que objetiva auxiliar no monitoramento e qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados pelas entidades cadastradas nos estados e municípios.
De acordo com a técnica da Coordenação Geral de Acompanhamento da Rede Nacional Privada do Suas da Secretaria Nacional de Assistência Social, Mirian Queiroz, “o cadastro é muito complexo, por isso é importante focar na orientação aos municípios, isso porque é através destas informações que o MDS saberá como que as entidades estão desenvolvendo os serviços socioassistencias e assim poderá traçar maneiras de melhor executá-los”.
O preenchimento dos formulários no sistema de cadastro nacional será feito pelos gestores municipais. De acordo com a conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social de Castelo, Rosa Ambrosim, “em minha cidade ainda não estamos executando os cadastros, logo tudo o que for passado nesta capacitação será de grande valia para que possamos começar a cadastrar e de forma correta.”
Para reunir informações sobre o maior número possível de entidades, o MDS oferece aos municípios um incentivo financeiro para auxiliar no pagamento de despesas com visitas às entidades e inserção de informações no sistema.

Assessoria de Comunicação – Seadh
Alessandro Gomes