Programa Peso Saudável

Em outubro de 2016, a SETADES assinou a PORTARIA CONJUNTA SETADES/SESA/SEDU/SEAG/SECTI Nº. 001-S, DE 18 DE OUTUBRO DE 2016, que dispõe sobre as ações de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável nos Ambientes de Trabalho, a serem adotadas como referência nas ações de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho no âmbito das Secretarias envolvidas e entidades vinculadas, contribuindo para a redução dos agravos relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos seus fatores de risco modificáveis, especialmente sobrepeso e obesidade e alimentação inadequada.

 

Desde então, diversas ações de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho foram desenvolvidas na SETADES, como por exemplo a publicação do “Guia para a elaboração de refeições saudáveis em eventos”, atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde, palestras com profissionais de saúde,  dentre outras.

 

Como estratégia de implementação da Portaria, surgiu a ideia da implantação do “Programa Peso Saudável” na SETADES, criado pelo Ministério da Saúde e adaptado pela Gerência de Segurança Alimentar. Parte dos recursos utilizados para implantação do programa, foram repassados pelo Governo Federal, através do convênio federal nº07/2016.

 

O Programa Peso Saudável da SETADES é uma proposta de intervenção para o controle do peso e prevenção da obesidade no âmbito de trabalho, fomentando o autocuidado e contribuindo para alteração do quadro epidemiológico atual.

 

Seus objetivos são:

  • Incentivar a adoção de uma rotina de automonitoramento do peso.
  • Estimular a adoção de práticas alimentares saudáveis.
  • Estimular a prática da atividade física.

 

Como vai funcionar o programa?

 

O monitoramento deverá ser feito mensalmente. E para facilitar essa caminhada, a Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) promoverá encontros mensais para lembrar da pesagem, com avaliação antropométrica e orientação para adoção de hábitos alimentares saudáveis. Neste dia, aproveite para se pesar e medir sua altura e sua circunferência da cintura. Você receberá um cartão para anotar as suas medidas, utilize-o para o seu acompanhamento.

 

Para críticas e/ou sugestões: pesosaudavel@setades.es.gov.br

 

De forma a facilitar a pesagem no ambiente de trabalho, balanças calibradas serão posicionadas no Refeitório (8º andar) e na sala dos Conselhos (17º andar), procure uma perto de você.

 

 

Calendário de Encontros - no refeitório

23/07/2019

 10h30

07/08/2019

 15h30

04/09/2019

15h30

16/09/2019

10h30

16/10/2019

10h30

13/11/2019

10h

18/12/2019

15h


 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard