Cartão Reconstrução

Listagem das famílias beneficiárias do Cartão Reconstrução

Referente ao período de chuvas entre novembro de 2022 e abril de 2024

Caso seu nome já esteja na lista, você pode retirar o seu Cartão Reconstrução na agência Banestes do seu município. Para saber o endereço da agência onde você pode retirar o seu cartão, clique aqui:   Download

Perguntas e Respostas

O que é o Cartão Reconstrução?

É um auxílio de R$ 3,5 mil, pago em uma parcela única, para ajudar as famílias de baixa renda que foram atingidas pelas chuvas.

Quem pode receber o benefício do Cartão Reconstrução?
Todas as famílias atingidas pelas chuvas residentes nos municípios onde o Estado decretou situação de emergência ou calamidade pública. Além de residirem nesses municípios, as famílias precisam atender a outros critérios.

Quais são os critérios para recerber o Cartão Reconstrução?
- Ter cadastro no CadÚnico, com dados atualizados nos últimos 24 meses;
- Ter renda familiar de até 3 salários mínimos;
- Ter os danos causados pelas chuvas comprovados pelos órgãos competentes.

Quais são os órgãos que podem conceder o laudo dos danos?
Os órgãos competentes para conceder o laudo de comprovação dos danos são a Defesa Civil Municipal e Estadual (Telefone:199) e o Corpo de Bombeiros.

Como fazer para receber o Cartão Reconstrução?
As equipes de Assistência Social dos municípios foram treinadas e orientadas pelo Estado a buscar as famílias que sofreram perdas ou danos materiais. O municípios irão se organizar para o recebimento dos requerimentos das famílias que terão direito ao benefício.

Quem está com o nome na lista, como deve proceder para pegar o cartão?
Quem está com o nome na lista deve se dirigir a uma agência do Banestes, portanto documento oficial com foto, para retirar o Cartão Reconstrução. Nos municípios onde há mais de uma agência do Banestes, o beneficiado deve se dirigir a agência central. A lista com as agências está aqui:  Download

Como será feito o pagamento do auxílio às famílias?
As famílias beneficiárias receberão um cartão de débito que poderá ser utilizado em qualquer estabelecimento credenciado à Rede Banescard para compra de material de construção, eletrodomésticos, móveis, alimentos e outras despesas que considerarem prioritárias.

Uma família poderá receber mais de um benefício?
Não. Será disponibilizado um benefício por famílias cadastradas no CadÚnico.

Meu cadastro está desatualizado. Terei o direito de receber o benefício?

Sim. Basta procurar o Cras mais próximo da sua residência e fazer o cadastro, aguardar a atualização chegar nos bancos de dados da Setades.

Me encaixo nos critérios, mas não tenho Cadastro Único. Tenho direito?
Sim. Basta procurar o Cras mais próximo da sua residência e fazer o cadastro aguardar a atualização chegar nos bancos de dados da Setades.