10/04/2015 06h47 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

SEADH estuda ampliação de programa de acolhimento e proteção a crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de todo o Estado em situação de ameaça poderão ser assistidas pelo Programa Família Acolhedora, do Governo Federal, executado no Estado com a intermediação da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH). Buscando garantir proteção às crianças e adolescentes, a SEADH está realizando um estudo para ampliar o acolhimento provisório por famílias voluntárias.

Pelo Programa são atendidas crianças vítimas de maus tratos, negligência ou abandono, com a inserção em um novo núcleo familiar por até 24 meses. As famílias de origem também recebem suporte psicossocial para que possam compreender e sanar os motivos que levam à necessidade da proteção, reestabelecendo os vínculos com a criança.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos Sueli Vidigal explica que o Governo do Estado realiza em 61 municípios capixabas o acolhimento institucional à crianças e adolescentes em situação de risco, por meio de abrigos e casas de passagens. A proposta, de acordo com a secretária, é ampliar o amparo promovido pelo Família Acolhedora, fortalecendo o desenvolvimento dessas crianças através dos vínculos afetivos e valores familiares.

“O atendimento que oferecemos promove a proteção das crianças por retirá-las de uma situação vulnerável. Sabemos da importância da convivência familiar e por isso queremos promover a ampliação deste Programa em nosso Estado, para que as crianças sejam acolhidas temporariamente por uma família estruturada, que receberá apoio psicossocial e financeiro, até que elas possam ser reintegradas à sua família de origem”, detalhou a secretária Sueli Vidigal.

O Programa Família Acolhedora, do Governo Federal, está presente em sete municípios capixabas, e a SEADH planeja sua ampliação, estudando a parceria com órgãos envolvidos para a capacitação da equipe técnica estadual e municipal.

Para tratar da ampliação do Família Acolhedora, a secretária Sueli Vidigal e a subsecretária de Assistência Social, Nazareth Liberato, receberam na tarde desta quarta-feira (08) a juíza Janete Pantaleão, coordenadora da Área Cível e Protetiva da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o deputado estadual Rodrigo Coelho e a presidente do Colegiado de Gestores Municipais do Espírito Santo (Cogemases), Cyntia Figueira Grillo.

Assessoria de Comunicação – SEADH
ascom@seadh.es.gov.br