10/10/2014 12h50 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Caravana de Educação em Direitos Humanos esteve no estado

Aconteceu hoje a Caravana de Educação em Direitos Humanos

Compartilhar os saberes e relatar as experiências, estes são alguns dos objetivos da Caravana de Educação em Direitos Humanos que vem percorrendo todo o Brasil e esteve hoje no estado. Iniciativa popular que se constitui num espaço aberto, plural e inclusivo, o evento contou com as presenças da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti, da Presidente da Comissão de Direitos Humanos do senado, Ana Rita Esgario, além de deputados estaduais e federais, secretários de estado e representantes de vários seguimentos e entidades.

A abertura da Caravana no Espírito Santo aconteceu na Assembleia Legislativa na manhã desta sexta-feira (10). Durante a Solenidade a Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Nilda Sartorio, falou sobre a importância do Espírito Santo na militância pelos Direitos Humanos e destacou que o “Programa Estadual de Direitos Humanos e o Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos, publicados por meio de portaria, são documentos construídos em conjunto pela sociedade e pelo governo. Eles são de extrema importância para o nosso estado e a população tem que se apropriar deste documento”.

Nilda falou também sobre a “Rede Capixaba de Direitos Humanos, que em parceria com a UFES, é um site que a sociedade utiliza tanto para fazer denúncias como para realizar pesquisas sobre direitos Humanos, se informar e se educar a respeito deste tema. Nos últimos 30 dias tivemos mais de oito mil acessos”.

Para a Ministra Ideli Salvatti, “hoje, no Espírito, a representatividade e diversidade representada pelos presentes nesta Caravana prova que este estado tem trabalho, experiência e tradição na luta e defesa dos Direitos Humanos". Ela destacou, ainda, que o Espírito Santo é um dos poucos estados que possuem um plano e um programa de direitos humanos.

Durante a solenidade de abertura dos trabalhos da Caravana, foi assinado termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a UFES com o objetivo de desenvolver ações no campo dos Direitos Humanos.

Compuseram a mesa de abertura do evento:

•Ideli Salvatti – Ministra de Estado Chefe da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República
•Nilda Sartorio – Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos
•Clinger Barbosa – Secretário Estadual de Educação
•Reinaldo Centoducatte – Reitor da Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)
•Ana Rita Esgario – Senadora da República
•Iriny Lopes – Deputada Federal
•Claudio Vereza – Deputado Estadual
•Salete Valesan Camba – Diretora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO)
•Gilmar Ferreira de Oliveira – Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH/ES)
•Rildo Marques – Coordenador Nacional do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard