05/06/2015 05h00 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Cadastro Único permite acesso a programas sociais

Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou até três salários mínimos por família, podem se inscrever no Cadastro Único, instrumento utilizado para formular e implementar políticas de assistência social em todo o País, e que funciona como porta de entrada para benefícios de programas federais, estaduais, e municipais.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Sueli Vidigal, explica que o cadastro é feito pelo responsável da família, que deve apresentar o CPF pessoal, bem como um documento de cada membro familiar nas secretarias municipais de assistência social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Ao fazer o cadastro, essa pessoa se habilita a ter acesso aos programas sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal. O Cadastro Único contribui para a redução da vulnerabilidade social das famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou até três salários mínimos familiar” explica Vidigal.

Os dados informados pelas famílias cadastradas permitem conhecer a realidade socioeconômica e determinar programas e ações sociais conforme a necessidade constatada. A secretária reforça que o cadastro permite o acesso a programas como o Bolsa Família, tarifa social de água e energia, dentre outros.

“O Cadastro Único é uma fonte de dados importantíssima para a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEADH) e outras pastas. É um forte indicador da situação social que permite avaliar o desenvolvimento das políticas de assistência, além de possibilitar acesso a benefícios, cada um com suas regras de concessão.”

Assessoria de Comunicação – SEADH
Tel: (27) 3636-6803 – 99859-6726