20/10/2014 09h27 - Atualizado em 19/08/2015 10h16

Aprovado Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo

Durante o final de semana, 150 mulheres de todo o estado estiveram reunidas em Pedra Azul em um seminário onde aprovaram o Plano Estadual de Políticas para Mulheres do Espírito Santo.

Este documento, de extrema importância para o público feminino capixaba, foi construído em atendimento a uma demanda gerada na III Conferência Estadual das Mulheres, e divide as ações em prol da mulher em cinco eixos: saúde, educação, violência, autonomia financeira e enfrentamento ao racismo; sexismo; lesbofobia e transfobia.

Na solenidade de abertura do encontro, a secretária de Estado de Assistência Social, Nilda Sartório, destacou as conquistas femininas e importância da continuidade da busca pela garantia de direitos. “A elaboração deste documento mostra o quanto as mulheres já avançaram em sua luta pela igualdade de gêneros, porém é preciso ir além, pois ainda há muito a ser feito para que haja de fato a garantia e o respeito ao direito de ser mulher.” Declarou a secretária.

O lançamento do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres do Espírito Santo está marcado para o dia 28 de novembro deste ano.

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Edna Calabrez, apontou que a discussão sobre os direitos femininos é relativamente nova. “Esse debate sobre nossos direitos é novo, pois só a partir de 2004 conseguimos discutir efetivamente com o Estado as especificidades das mulheres.” Afirmou Edna.

O seminário despertou muita expectativa entre as participantes que assim como Sandra Valentim, depositam no Plano a esperança de ver a realidade da mulher mudar. “Quero muito ver esse plano sendo trabalhado e seu conteúdo sendo multiplicado para que todas as mulheres saibam que ele existe e funciona.”

Além da secretária Nilda, participaram da abertura do seminário realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (Cedimes) a senadora Ana Rita Esgário, a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República Eliana Magalhães Graça, o chefe da Polícia Civil do Espírito Santo Joel Lírio, a presidente do Cedimes Edna Calabrez, o secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Serra, a promotora Catarina Gazele e a gerente de Políticas Públicas para as Mulheres Ana Lúcia Resende.

A proposta deste documento é fortalecer uma política especifica para o público feminino em sua ampla diversidade, bem como garantir o respeito e o fim das formas de violência praticadas contra este público.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação - Seadh
Alessandro Gomes
alessandrogomes@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6802 / 9.9949-6072
Flávia Pinheiro
ascom@seadh.es.gov.br
Tel: (27) 3636-6803 / 9.9859-6726
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard