11/11/2022 17h55

Trinta municípios participam da segunda edição do concurso Primeira Infância com Arte

Foto: Arquivo Subapi

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi), finaliza a entrega das premiações para os ganhadores da segunda edição do concurso Primeira Infância com Arte (Piarte). O concurso tem como objetivo despertar a percepção da sociedade sobre a linguagem infantil, possibilitando a comunicação de sentimentos e conhecimentos da criança na primeira infância sobre o convívio familiar e territorial.

Brincar em Família no Território", foi o tema escolhido para essa edição, realizada em parceria com os gestores municipais e que contou com a participação de crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, vinculadas ao Programa Criança Feliz (PCF). Por meio de desenhos e pinturas, os pequenos, com a ajuda de suas cuidadoras e cuidadores, puderam expressar suas percepções sobre o espaço e a comunidade em que vivem.

Ao todo, 30 municípios dos 46 que são adesos ao PCF, participaram. Os desenhos produzidos pelas crianças foram coletados e enviados para secretaria municipal de assistência, onde uma comissão de avaliação e julgamento foi responsável por eleger os três primeiros lugares.

Os vencedores do primeiro lugar terão sua arte reproduzida e um espaço público da cidade, como modo de sensibilizar a comunidade da importância da voz e do olhar infantil sobre o mundo. Os demais lugares premiados também terão seus trabalhos reconhecidos e celebrados, reforçando o caráter central da perspectiva infantil do projeto.

O Piarte é um dos projetos estruturantes que integram o Plano Estadual Pela Primeira Infância (Pepi). Com essa iniciativa, o Espírito Santo se estabelece como um dos primeiros estados do País que t
êm na primeira infância o ponto de partida para a construção de uma política pública. A temática tem ganhado centralidade e forte relevância ao redor do mundo, despertando interesse e embasando ações concretas de países, de organizações públicas e privadas, da sociedade civil organizada e de instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Banco Mundial.

As solenidades das premiações do Piarte se estenderão até o fim de dezembro. Os municípios que participaram do concurso foram: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Iúna, João Neiva, Linhares, Marataízes, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Ponto Belo, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, São Mateus, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. (Texto produzido com a participação da estagiária Karolyne Paiva).

Samyra Ferreira
samyralobino@setades.es.gov.br