18/03/2016 10h09

Trabalho é integrado à Secretaria de Assistência Social

O governador Paulo Hartung assinou decreto que integra a pasta de Trabalho à Secretaria de Estado de Assistência Social e Políticas para Mulheres (Seasm), que volta a ser Setades. O ato aconteceu durante o Encontro Regional do Congemas, nesta quinta-feira (17), em Venda Nova do Imigrante.

A pasta de Trabalho estava sob a gerência da Casa Civil. O retorno para a Secretaria de Assistência Social foi muito comemorado pelos profissionais da rede de assistência no evento.

De acordo com o secretário Rodrigo Coelho, a fusão fora pactuada com os municípios e representa a conquista de mais ferramentas para garantir os direitos à população em situação de risco. "O Governo nos entregou uma unidade gestora do tamanho da necessidade da Secretaria. É um momento de muita felicidade para quem é da Assistência Social", avaliou Rodrigo.

O governador do Estado, Paulo Hartung, destacou a importância do encontro que, para ele, acontece no momento em que o país passa por um imbróglio sem precedentes. "A rede de proteção social é fundamental para um país marcado historicamente pela desigualdade social. Temos que ter mudança de mentalidade e trocar a competição entre União, Estado e Municípios por uma colaboração para derrubar burocracias e estabelecer políticas públicas".

Anderson Lopes Miranda representa os usuários dos serviços de assistência e foi convidado pelo governador para fazer uma saudação na solenidade de abertura do evento. Ele, que milita pelos moradores em situação de rua, agradeceu a oportunidade de, no encontro que planeja as ações e políticas para os próximos dez anos, poder expressar o atendimento oferecido aos cidadãos. "Só assim é possível consolidar o Serviço Único de Assistência Social (SUAS). Ouvindo trabalhadores e usuários, acolhendo a população e buscando o empoderamento e independência dos cidadãos".

O encontro segue com atividades nesta sexta-feira (18), no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante.