27/07/2023 15h23 - Atualizado em 31/07/2023 10h32

Setades realiza seminário do PETI Itinerante em Venda Nova do Imigrante

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), realizou, nesta quinta-feira (27), o "Seminário de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – Microrregião Sudoeste Serrana".

O encontro aconteceu no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Venda Nova do Imigrante, e teve como principal objetivo, integrar as equipes municipais parceiras e reconhecer as iniciativas em andamento, dentro das diretrizes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Itinerante (Peti).

“No enfrentamento a esse gravíssimo problema que traz sérios danos ao nosso tecido social, temos duas estratégias essenciais: a sensibilização e conscientização da comunidade, e as parcerias entre os poderes públicos, os entes privados e a sociedade civil. O Governo do Estado entende que é preciso unir esforços, mentes e corações para desnaturalizar essa prática e, por isso, apoia com seriedade entusiasmo eventos como este", pontou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo.

Durante a manhã, a programação do seminário proporcionou aos municípios a oportunidade de assistir à peça teatral “Trabalho infantil, nem de brincadeira”, realizada pelo grupo En(cena). Além da atração cultural, as equipes participaram de um painel, onde profissionais que são referências da temática da proteção de crianças a adolescentes, responderam perguntas.

Já na parte da tarde aconteceram as apresentações das boas práticas realizadas pelas equipes municipais, além da palestra "A importância do Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil do Espirito Santo", proferida por Estanislau Tallon Bozi, procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 17ª Região, e a apresentação do Projeto Feira Livre de Trabalho Infantil, realizada por Pérciles Rocha de Sá Filho, auditor Fiscal do Trabalho e membro do Fórum Estadual de Aprendizagem, de Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil (Feapeti).

Além da secretária Cyntia Grillo, o evento também contou com a presença de outros profissionais envolvidos com a temática, que compunham a mesa técnica, são eles: o juiz José Borges Teixeira Júnior; a promotora de Justiça de Venda Nova do Imigrante, Adriana Dias Paes Ristori; a defensora Pública do Estado do Espírito Santo, Adriana Peres Marques dos Santos; gerente do Disque Denúncia, Paulo Expedicto Amaral Neto. (Texto produzido com a colaboração de Eduarda dos Santos).

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira
anafreitas@setades.es.gov.br samyralobino@setades.es.gov.br