11/11/2020 16h09 - Atualizado em 11/11/2020 17h40

Setades realiza primeira ação do Sine Itinerante em Cachoeiro de Itapemirim

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) realizou, nessa terça-feira (10), a primeira ação do Sine Itinerante. A inciativa, que faz parte do Projeto Incluir, tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos capixabas mais vulneráveis, por meio do trabalho e da qualificação profissional.

A escolha do bairro Zumbi, em Cachoeiro de Itapemirim, para esta ação piloto se deu por ser um território de atuação do Estado Presente em Defesa da Vida, programa do Governo do Estado que busca enfrentar a criminalidade não só pela perspectiva da segurança e do policiamento, mas também por meio do fortalecendo da atuação social do Estado, para garantir que as pessoas se sintam amparadas socialmente e capazes de buscar alternativas sustentáveis para mudar suas histórias e comunidades.

“Achei essa inciativa muito boa, pois ela acontece dentro do bairro, próxima da gente. Uma amiga me ligou e disse que haveria vagas de emprego disponíveis aqui e resolvemos vir juntas”, disse a moradora Rita do Carmo Jareta. “A pandemia atingiu em cheio a empresa que eu trabalhava e, desde então, estou desempregada. Hoje, saio daqui confiante de que conseguirei uma vaga”, acrescentou Rita do Carmo.

Além do encaminhamento para vagas de emprego, outros serviços estavam disponíveis aos moradores, como o cadastro de Microempreendedor Individual (MEI), Microcrédito e capacitações profissionais. Além disso, as pessoas que procuraram o Sine Itinerante com crianças pequenas puderam contar com a equipe local do Criança Feliz Capixaba, que promoveu atividades recreativas enquanto as mães buscavam o atendimento que necessitavam.

Essa primeira ação foi considerada um sucesso pela Setades. Mais duas estão previstas para este ano. A viabilidade deste e dos próximos eventos só foi possível porque as oportunidades são ofertadas com responsabilidade, não perdendo de vista o contexto de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As medidas preventivas de higienização, uso de máscaras e de distanciamento social são adotadas pelas equipes que promovem o Sine Itinerante.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, que esteve presente na ação, aponta que a pandemia trouxe desafios significativos para a área da assistência social, mas que o Governo do Estado não se ausentará de sua responsabilidade. “É um momento muito complexo realmente. A assistência acaba se tornando um ponto de contato e amparo institucional com o cidadão, especialmente com a população mais vulnerável. Entendemos que precisamos estar presentes, conhecendo a fundo as circunstâncias adversas e construindo formas eficazes de proteção e auxílio aos capixabas".

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Lobino
(27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard