24/07/2024 16h14 - Atualizado em 24/07/2024 16h13

Setades realiza Oficinas voltadas para a Primeira Infância

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) realizou, nesta terça-feira (23) e na quarta-feira (24), a Oficina “Construindo Futuros: Elaboração Participativa e Intersetorial do Plano Municipal da Primeira Infância”.

O encontro, que aconteceu na Escola de Serviço Público do Estado do Espírito Santo (Esesp), em Vitória, recebeu representantes dos 78 municípios capixabas com o objetivo de oferecer conteúdo e prática, visando à construção intersetorial e coletiva para instrumentalização e implementação dos Planos Municipais pela Primeira Infância.

O evento contou com a  palestrante e facilitadora da Oficina, Ligia Rosa de Rezende Pimenta - Psicóloga e facilitadora de processos intersetoriais,  líder Executiva da Primeira Infância (INSPER/SP) e gestora social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na fala de abertura das oficinas, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, reafirmou a importância da primeira infância como base de uma política pública. “O plano Estadual pela Primeira Infância é um esforço coletivo, que serve como guia para as políticas públicas, alinhando-se às necessidades essenciais para o bem-estar das crianças na primeira infância. Juntos podemos alterar o destino dessas crianças que atualmente não têm acesso às oportunidades, promovendo assim a justiça social”, disse.

Além da secretária, participaram do evento o subsecretário de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, Jean Brandão; e a primeira dama do Espírito Santo e madrinha da Primeira Infância, Maria Virgínia Casagrande.

Ana Luiza Freitas
ascom@setades.es.gov.br