19/06/2024 10h56

Setades realiza I Seminário Estadual sobre trabalho infantil

Discutir os temas que envolvem a violação de direito do trabalho infantil é um dos princípios para que esse ato seja erradicado da sociedade. Visando isso, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com os municípios que compõem o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da região metropolitana, realizou, nesta quarta-feira (19), o I Seminário Estadual sobre Trabalho Infantil juntamente com o V Seminário do PETI Metropolitano, no auditório do Sebrae, em Vitória.

O evento ocorre em alusão ao Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho, e tem como proposta dialogar sobre o cenário nacional e os impactos causados em crianças e adolescente encontradas em situação de trabalho infantil. O Seminário contou com a presença de agentes de políticas públicas que dialogam com a temática do trabalho infantil, além da secretária de Estado Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, e secretários de assistência social municipais de Serra, Vila Velha, Cariacica, Guarapari e Vitória.

“A primeira fase da vida de crianças e adolescentes é dedicada aos estudos, permitindo que descubram quem são e o que desejam ser. No entanto, infelizmente, nem todas têm essa oportunidade, pois alguns têm seus direitos violados sendo forçadas a trabalhar desde cedo. Este seminário tem como objetivo discutir esses problemas que afetam nossas crianças, a fim de planejar e implementar ações para erradicar o trabalho infantil”, afirmou a secretária Cyntia Grillo.

Durante o evento, foram ministradas palestras que abordam o assunto. Entre elas, destaca-se “Tráfico de Drogas, Trabalho Infantil e Intersetorialidade”, apresentada por Fábio Almeida da Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle) e “Pobreza e Trabalho Infantil”, apresentada por Pablo Lira, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). (Texto produzido com a colaboração de Eduarda dos Santos).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Luiza Freitas
(27) 3636-6803 / (27) 99949-8105
ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard