03/04/2023 16h22

Setades promove reunião da comissão Intergestores Bipartite

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-ES), realizou, nesta segunda-feira (03), uma reunião ordinária para tratar do Plano Estadual de Apoio Técnico e a proposta de pactuação da oferta de Cofinanciamento Estadual para a estruturação da rede de serviços.

A CIB é a instância estadual destinada à interlocução de gestores e é constituída por representantes de estados indicados por secretarias estaduais de Assistência Social ou congênere e por representantes de municípios, indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), que representam os interesses e as necessidades do Estado referentes à Assistência Social.

O planejamento de um apoio técnico integrado tem como lastro assegurar de forma sistêmica, contínua e planejada uma intervenção capaz de provocar conhecimento e mudanças nos alcances e resultados das intervenções das políticas sociais.

Durante a reunião, foi pactuado o edital para adesão de cofinanciamento para construção, reforma e/ou ampliação de Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Unidade de Acolhimento Institucional.

O Governo do Estado vai disponibilizar até R$ 117 milhões, para aprimorar e fortalecer toda rede social assistencial do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no Espírito Santo. Os 78 municípios estão aptos para concorrer ao edital que será aprovado na próxima terça-feira na plenária do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

A secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, durante o encontro, ressaltou a importância da implantação desses investimentos no âmbito da assistência social. “Mais uma vez o Governo do Estado do Espírito Santo está fazendo um grande investimento de R$ 117 milhões na área da política de assistência social, para conseguirmos aumentar a qualidade de serviço dos servidores, melhorando seu ambiente de trabalho, e aumentando a qualidade de atendimento para os usuários do Suas.” (Texto produzido com a colaboração de Karolyne Paiva).

Ana Freitas e Samyra Ferreira
samyralobino@setades.es.gov.br