09/02/2023 17h02 - Atualizado em 09/02/2023 17h06

Setades promove reunião da Comissão Intergestores Bipartite

Foto: Ascom Setades

A primeira reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aconteceu nessa quarta-feira (08), no auditório da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). Os dois principais pontos de pauta foram a proposta de repactuação do Programa Incluir e o relato dos trabalhos da câmara técnica, com vistas a subsidiar tecnicamente a Proposta de Reestruturação da Rede Socioassistencial de Alta Complexidade do Estado.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, durante a fala de abertura do encontro, destacou que a mudança do cenário político pode fortalecer o papel da CIB. “Acredito que o diálogo equânime entre as instâncias de governo está retornando para a centralidade da elaboração e execução das políticas públicas da Assistência”, afirmou.

A CIB consiste na instância estadual destinada à interlocução de gestores e constituída por representantes de estados indicados por secretarias estaduais de Assistência Social ou congênere e por representantes de municípios, indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), que representam os interesses e as necessidades do estado referentes à assistência social.

A CIB, como instância que concretiza a gestão compartilhada do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em âmbito estadual, deve pactuar a operacionalização da gestão e a organização do sistema, definindo estratégias para implementar e operacionalizar a oferta de serviços e benefícios em âmbito estadual.

Além da Setades, compõem a CIB o Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases) e o Conselho Estadual de Assistência Social do Espírito Santo (CEAS-ES).

Ana Luiza Freitas / Samyra Ferreira
ana.freitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br