Setades promove Mês da Primeira Infância no Estado
A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) promove, a partir desta quarta-feira (04), o início das atividades do Mês Estadual da Primeira Infância: “Diálogos pela Primeira Infância”. A iniciativa está dentro da construção do Plano Estadual Pela Primeira Infância (Pepi), que busca construir no Espírito Santo políticas públicas, com foco na primeira infância.
O Espírito Santo é um dos poucos estados do País que está na vanguarda desse processo, alinhando-se com uma das perspectivas mais modernas e atuais no âmbito social: a de que as primeiras fases do desenvolvimento humano são cruciais para ampliar as oportunidades dos indivíduos e as possibilidades da coletividade de um futuro melhor. Estudos científicos de diversas áreas, como neurociência, psicologia do desenvolvimento e sobre os impactos de políticas públicas voltadas para a infância, apontam que os investimentos do poder público, com foco na primeira infância, podem produzir grandes transformações sociais, uma delas é a quebra de ciclos de pobreza e vulnerabilidade.
Para que ações dessa envergadura possam obter os resultados esperados, é necessário a união de esforços. Assim, o Mês da Primeira Infância surge com o objetivo de promover e disseminar uma agenda Estadual e municipal, com debates envolvendo diversos atores dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil organizada.
A abertura oficial das atividades estaduais acontecerá nesta quarta-feira (04), às 9h30. As palestras e oficinas serão realizadas na modalidade virtual e contarão com especialistas e profissionais envolvidos na temática e estão abertas para todas as pessoas que queiram conhecer ou colaborar com a construção do Plano Estadual Pela Primeira Infância.
Serviço:
Mês da Primeira Infância no Espírito Santo - Diálogos pela Primeira Infância
04 de agosto | 9h30
Abertura: Direitos da Criança na Primeira Infância
Drª Ivânia Ghesti | Psicologa, Mestre e Doutora em Psicologia pela UnB. Especialista em Justica da Infância pela Universidade de Gênova e em Liderança Executiva em Desenvolvimento na Primeira infância pela Universidade de Harvard. Analista Judiciária, em exercício no CNJ.
Link: https://us02web.zoom.us/j/89331905528
05 de agosto | 9h30
Políticas públicas na Primeira Infância: a importância do investimento público adequado e da avaliação global do desenvolvimento
Gisele Mariuse da Silva | Graduada em Nutrição pelo IPA, com Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas Por Evidências do Hospital Sírio-Libanês. Coordenadora Estadual do Programa Primeira Infância Melhor desde 2018.
Carolina Vasconcelos Drugg | Pedagoga, Mestre em Educação e especialista em Saúde Pública, em Projetos Sociais e Culturais e em Psicopedagogia.
Link: https://us02web.zoom.us/j/86064490494
06 de agosto | De 14h às 15h
Projeto Primeira Infância com Arte – Piarte
Eliete Rodrigues de Souza | Multiplicadora Estadual do Programa Criança Feliz do Estado do Estado do Espírito Santo e Gerente de Capacitação, Articulação. Mobilização do Estado do Espírito Santo e Gerente dos Projetos Estruturantes de Governo pela Primeira Infância.
Link: https://us02web.zoom.us/j/89207558371
10 de agosto | De 15h às 17h
O Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi)
Márlei Vieira Fernandes | Subsecretária de Articulação de Políticas Intersetoriais do Estado do Espírito Santo e Coordenadora Estadual do Programa Criança Feliz do Estado do Espírito Santo.
Link: https://us02web.zoom.us/j/88471591984
12 de agosto | 9h30
A visita domiciliar: ação metodológica e seu impacto
Kênia M. da Rosa Fontoura | Psicóloga formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (1988), com Pós-graduação em Gestão do Capital Humano - FAPA, Pós-graduação em Gestão em Projetos Sociais - Anhanguera, Aperfeiçoamento em Impactos da Violência na Saúde - Fiocruz.
Link: https://us02web.zoom.us/j/86076691987
19 de agosto | 15h
Violência na Primeira Infância
Vaena Caroline Martins Ribeiro | Doutoranda pelo Programa Interuniversitário em Serviço Social pela Universidade de Coimbra e pela Universidade Católica Portuguesa – Portugal, Mestra em Desenvolvimento Social pela Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES, Especialista em gestão de Política Brasileira de Assistência Social.
Link: https://us02web.zoom.us/j/88372366148
31 de agosto | Às 9h e às 14h
Oficina Ipa Brasil: Um novo olhar sobre o brincar
Oficineiro: Anderson Maia | Agente do Brincar® formado pela IPA Brasil, profissional do lazer, mestrando em educação física e sociedade, monitor do programa de qualificação profissional e palestrante.
Oficineira: Jéssica Guerreira Gimenes Martins | é Agente do Brincar® formada pela IPA Brasil, Psicóloga Clínica, Coordenadora Técnica do Programa de Qualificação Profissional e palestrante.
Link para inscrições: https://bit.ly/SensibilizaçãoEspíritoSanto
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira / Karina Lima (estagiária)
(27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br