16/07/2024 14h27 - Atualizado em 16/07/2024 14h26

Setades promove mais um seminário da Semana Estadual pela Primeira Infância

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) realizou, nesta terça-feira (16), em Cachoeiro de Itapemirim, região sul do Espírito Santo, o segundo Encontro Regional em alusão à Semana Estadual pela Primeira Infância Capixaba”, comemorada de 11 a 17 de julho.

Esse encontro trouxe como tema: "Despertar das habilidades na Primeira Infância". No evento, foram abordados os principais transtornos e possibilidades de interação com as famílias, em especial às atendidas no Programa Criança Feliz, visando assegurar a realização das ações voltadas à proteção e à promoção do desenvolvimento integral das crianças na Primeira Infância.

O encontro aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim/ES. e contou com a participação da pedagoga Brunella Athayde Soares , as Assistente Social, Larissa Pereira Gomes - APAE Cachoeiro e da psicóloga, Camila Rodrigues Ferreira.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Grillo, ressaltou a importância do seminário e a primeira infância como base de uma política pública. “O plano Estadual pela Primeira Infância é um esforço coletivo, que serve como guia para as políticas públicas, alinhando-se às necessidades essenciais para o bem-estar das crianças na primeira infância. Juntos podemos alterar o destino dessas crianças que atualmente não têm acesso às oportunidades, promovendo assim a justiça social”, disse.  Essa ação é parte do projeto de Formação Continuada, que é oferecida pela Secretaria às equipes do Programa Criança Feliz atuantes no território Estadual.

A palestrante Brunella Soares ressalta a importância do trabalho realizado na primeira infância como primordial para o bom desempenho e caminho de vida para nossas crianças. “As atividades desenvolvidas nas residências pelas equipes e como impactam positivamente na história de vida do indivíduo”, afirmou.

O evento contou também com o depoimento da Sra. Telma Veridiano Costa Sardenberg, mãe atendida pela Assistência Social no município.

Segundo Telma, o acolhimento pela assistência social é importantíssimo.   Ela relata que durante o período da primeira infância de seu filho, ela entendeu que ele era como um HD vazio, e então ele estava pronto para receber todas as informações possíveis, e ela então passou a oferecer essas informações a ele.

“Hoje meu filho avançou nos níveis de suporte, e está no nível 1, porque lá na primeira infância ele teve uma mãe que investiu nele. Esse é o impacto do trabalho com as famílias pelas equipes que tem sensibilidade e qualidade no atendimento”, pontuou.

Ana Luiza Freitas

ascom@setades.es.gov.br