16/06/2021 13h18

Setades promove live de apoio técnico aos municípios para atendimento de indígenas venezuelanos pela rede socioassistencial

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), promoverá nesta quinta-feira (17), a live “Apoio técnico sobre a população refugiada e migrante – indígenas Warao da Venezuela”, de 9h às 12h.

A necessidade de um melhor entendimento a respeito do povo Warao, surgiu a partir do momento em que o Espírito Santo começou a receber em seu território, famílias indígenas desse grupo étnico em particular, oriundo do norte da Venezuela e que hoje é o principal contingente de migrantes e refugiados no Brasil.

Para que o atendimento socioassistencial dessa população seja garantido, é necessário compreender um pouco de sua trajetória, tradições e costumes. Assim, é preciso capacitar as equipes técnicas da rede de proteção social com conhecimentos a respeito da etnia Warao e suas especificidades. Para isso a Setades construiu uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados no Brasil e a Defensoria Pública Estadual, que cederam especialistas em temáticas correlatas à presença dos Warao em território nacional. A live é direcionada às equipes da assistência social dos 78 municípios e aos conselhos tutelares do Estado.


Serviço:
Live de apoio técnico sobre a população refugiada e migrante – indígenas Warao da Venezuela
17 de junho, quinta-feira, de 9h às 12h

Plataforma Zoom
https://us02web.zoom.us/j/85655540157
ID da reunião: 856 5554 0157
Senha de acesso: GPSE1706

Especialistas
Lyvia Rodrigues Barbosa
Assistente Sênior de Proteção do Escritório de São Paulo da Agência da ONU para Refugiados
Victor Oliveira Ribeiro
Defensor Público do ES, Coordenador de Direitos Humanos

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard