19/11/2019 10h04 - Atualizado em 27/11/2019 15h02

Setades promove evento para debater políticas públicas para primeira infância no ES

Para aprofundar o debate sobre Desenvolvimento Infantil e as Políticas Públicas Intersetoriais da Primeira Infância e o Programa Criança Feliz Capixaba, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), promove o 1º Workshop pela Primeira Infância. O evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de novembro, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida. A mobilização é da Subsecretaria de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi).

A solenidade de abertura da programação acontece no dia 20, às 18h, em evento aberto ao público. Os demais dias serão exclusivos para os representantes de municípios integrantes do Programa Criança Feliz. Participam da solenidade o governador Renato Casagrande, o Secretário do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Bruno Lamas; o representante do Ministério da Cidadania Lelo Coimbra; a primeira-dama do Estado, Virgínia Casagrande, além de prefeitos, secretários de Estado e municipais, coordenadores de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), do Programa Criança Feliz, entre outros.

O professor de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador do Núcleo de Ciência Pela Infância do Instituto PENSI, doutor Lino de Macedo, foi convidado para realizar a abertura do workshop com o tema “A importância do investimento na Primeira Infância”.

Na sequência, a primeira-dama do Ceará e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (SP), Onélia Maria Moreira Leite Santana, falará sobre o Programa Mais Infância Ceará - Experiência Intersetorial.

“O Governo do Estado do Espirito Santo tem priorizado as políticas da Primeira Infância. O investimento feito nesta faixa etária mostra potência para reduzir desigualdades, enfrentamento da pobreza e construção de uma sociedade com condições sociais e ambientais sustentáveis. Diversos estudos demonstram que quanto mais se investe em saúde e educação para crianças, menos necessário são os investimentos no futuro para frear os efeitos que a falta desses recursos traz”, disse o secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Bruno Lamas.

Caso de sucesso do Ceará será apresentado no Workshop

O sucesso do “Programa Mais Infância”, uma política pública instituída no Ceará em fevereiro desse ano, será exposto na abertura do evento pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. O programa ganhou premiação da Rede Alumni, que executa o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (ELP) oferecido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), como a melhor prática em desenvolvimento infantil do país. O reconhecimento do Mais Infância Ceará veio logo após o fim do VIII Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, promovido em São Paulo, nesse ano.

Informações à imprensa:

Heliomara Mulullo