28/03/2019 19h03

Setades promove encontro do Programa Criança Feliz Capixaba

Representantes do Programa Criança Feliz Capixaba, se reuniram nessa terça-feira (26) na Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) para reunião de apresentação dos dados e da equipe da pasta. O evento contou com prefeitos, secretários municipais de Assistência Social, coordenadores, supervisores, além de visitantes.

Na abertura da reunião, o secretário Bruno Lamas explicou que o diálogo é fundamental para o bom trabalho de assistência as crianças atendidas pelo programa. “O Criança Feliz Capixaba tem como finalidade promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando a família e seu contexto de vida. Atende desde gestantes até crianças de seis anos e suas famílias”, explicou.

Ele enfatizou que a Setades trabalha pelo desenvolvimento das pessoas e a melhoria da qualidade de vida daqueles que sobrevivem em domicílios com renda per capita inferior a R$ 80,00 por mês. “Por meio de nossos programas vamos estender a mão as pessoas que mais necessitam. Esse é nosso compromisso com a assistência social capixaba”, relatou Lamas.

Presente ao evento, a prefeita de Montanha, Iracy Baltar, explicou como o programa modificou a vida de crianças do município. “Minha cidade, conta com uma população de cerca de 20 mil habitantes. Destes, temos um percentual de 36,6% de pessoas miseráveis”, enumerou.

A prefeita se emocionou ao falar que o Criança Feliz salvou a vida de 100 crianças de sua cidade. “Ajudou muitas famílias a saberem que colocar um filho no mundo é uma responsabilidade muito grande. Por meio deste programa uma mãe que deixava o seu filho jogado, teve vontade de abraçá-lo e dar carinho. Eu presenciei essa transformação”.

O Programa Criança Feliz Capixaba é um programa federal que foi aderido, pelo Estado do Espírito Santo, em 2016. Os primeiros municípios a abraçarem o Programa foram Alfredo Chaves, Baixo Guandu, Montanha, Mucurici, Ponto Belo e São Mateus. Atualmente conta com a participação de 20 municípios e a meta é ampliá-lo para 40 cidades em 2019.

Mara Mulullo
(27) 99953-7923 - (27) 3636-6803