23/08/2023 16h15

Setades promove assessoramento técnico para os municípios capixabas

Foto: Arquivo GPSB

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) promoveu, nesta quarta-feira (23), em Ibiraçu, a primeira etapa do ciclo de assessoramento técnico voltado aos municípios, com objetivo de qualificar os serviços executados no âmbito do Sistema Único de Assistência Social no Espírito Santo.

Esse primeiro encontro teve como público-alvo os secretários municipais de Assistência Social, as referências técnicas da Proteção Social Básica e Especial e os profissionais que são o ponto focal do Bolsa Capixaba e da Segurança Alimentar e Nutricional, que integram a rede de proteção social dos municípios das microrregiões Centro-Oeste e Rio Doce.

O ciclo de assessoramento foi criado a partir de demandas dos próprios municípios, captadas pela Setades, por meio de um processo de análise das práticas de coordenação das políticas assistenciais, durante o Planejamento Estratégico realizado pela Secretaria, em 2022.

Dessa forma, temáticas como a gestão do Suas e suas áreas estruturantes, o Bolsa Capixaba e os benefícios eventuais, segurança alimentar e nutricional, violência escolar no âmbito do Suas e oficinas da proteção social básica e especial foram ofertadas para atender às necessidades dos municípios participantes.

De acordo com a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, a melhoria da qualidade dos serviços ofertados pela rede proteção social à população é um horizonte constante. "O aprimoramento dos serviços não pode parar e os desafios são constantes. Por isso, que o Estado, que tem o papel de coordenador das políticas sociais, precisa estar atendo às demandas dos municípios, que têm o papel de execução dessas políticas", pontuou.

O encontro contou com a participação de representantes de dez municípios: Ibiraçu, Baixo Guandu, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Aracruz, Sooretama, Governador Lindenberg, Linhares e João Neiva.

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira

anafreitas@setades.es.gov.br samyralobino@setades.es.gov.br