22/03/2023 16h23

Setades passa a integrar a ‘Rede Capixaba Mulher e Trabalho’

Foto: Ana Freitas | Ascom Setades

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) passou a integrar, a Rede Capixaba Mulher e Trabalho”, que tem como principal objetivo, gerar oportunidades, ações e projetos voltados para Mulher no Mercado de Trabalho. A assinatura do termo de compromisso aconteceu, nesta quarta-feira (22), em Vitória.

A iniciativa é da Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT/ES), e conta com a parceria e participação efetiva de diversas instituições públicas e privadas. O lançamento da rede vai gerar um fórum permanente com uma agenda ampla para tratamento de questões relacionadas ao mercado de trabalho e relevantes para a Mulher, a exemplo da inclusão com equidade, da qualificação profissional e do combate à violência.

De acordo com a
secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, a envergadura da questão da misoginia e do machismo contra a mulher na sociedade brasileira precisa de um enfrentamento coordenado e interseccional. “É insustentável que nós, mulheres, não sejamos reconhecidas na plenitude do exercício de nossos direitos e em nossos desejos de realização e conquistas. É preciso que, individualmente e coletivamente, reconheçamos quais são os obstáculos que nos impedem de explorarmos nosso potencial e nossos sonhos. E isso só é possível construindo parcerias robustas e compromissadas em transformar esse cenário. Por isso esse compromisso que assumimos é tão importante”, disse a secretária.

Além do Governo do Estado, outras instituições também integram a rede, como a Ordem dos Advogados no Brasil
– Seccional Espírito Santo (OAB/ES); o Tribunal Regional do Trabalho (TRT/ES); o Ministério Público do Trabalho (MPT/ES); o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes, a Câmara de Vereadores de Vitória; a Central Única de Trabalhadores (CUT-ES) e outras centrais sindicais; Prefeituras; a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes-ES) e o Sitema S (SENAI e SENAC); entre outras.

Ana Freitas e Samyra Ferreira
samyralobino@setades.es.gov.br