24/03/2022 13h12

Setades participa de seminário nacional sobre primeira infância

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) participou, nestas quarta-feira (23) e quinta-feira (24), do seminário “Construindo vidas melhores a partir da primeira infância: Apoiando o Programa Criança Feliz para acelerar os ODS no Brasil”. O evento é promovido pelo Ministério da Cidadania, em parceria com o Fundo Conjunto para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Joint SDG Fund), das Nações Unidas (ONU).

O objetivo do seminário é fortalecer o Programa Criança Feliz (PCF) e acelerar o alcance dos objetivos sustentáveis no Brasil. Em parceria com o Fundo ODS, o Governo Federal realizou estudos, pesquisas, publicações, materiais de comunicação, entre outros recursos e ferramentas, durante os anos de 2021 e 2022. No evento, foram apresentados os resultados das atividades realizadas, que visam a aprimorar a pauta da primeira infância em todo o território nacional.

No Espírito Santo, 48 municípios aderiram ao Programa Criança Feliz, disponibilizando ferramentas que buscam o desenvolvimento integral de crianças de 0 a seis anos, por meio de atividades que implicam os vínculos familiares e comunitários no processo. Durante o seminário, o Estado vai ganhar destaque graças ao município de Montanha, que foi escolhido para participar de um documentário produzido pelo fundo ODS da ONU e pela Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI).

O município foi escolhido, pois se distinguiu com as melhores práticas e atividades voltadas para as gestantes e crianças de zero a seis anos de idade, com a diretriz da intersetorialidade nas visitas domiciliares. A partir da perspectiva intersetorial, o município envolve diversos atores locais para aumentar a qualidade dos serviços ofertados à população atendida. As filmagens e entrevistas do documentário foram realizadas com as mães e crianças atendidas pelo PCF, do Assentamento Agnaldo Pereira Prates e Meio Rural, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Estiveram presente em Brasília, por ocasião do seminário, a subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, Marlei Fernandes; a gerente de Capacitação, Articulação e Mobilização, Eliete Rodrigues de Souza e o psicólogo e Multiplicador do Programa Criança Feliz, Bernard Santos Ferraz, todos servidores da Setades. O prefeito de Montanha, André  Sampaio e a visitadora do Programa Criança Feliz, Nara Borsoi, também estavam presentes, representando o êxito do programa no município.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
samyralobino@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard