05/04/2023 14h03

Setades participa de reunião da Comissão Intergestores Tripartite do Suas

Foto: Patricia Margotto | Gabinete Setades

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) participou, nesta quarta-feira (05), da reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O encontro, realizado em Brasília, contou com a presença de secretários de estado, gestores e representantes de instituições municipais, estaduais e federais da rede socioassistencial.

O objetivo foi promover o debate e retomar as relações entre estados e municípios (repactuação) para discutir aspectos da gestão do Suas. A abertura dos trabalhos se deu com a apresentação dos novos integrantes da
Comissão Intergestores Tripartite, com a apresentação do Bolsa Família e do Censo Suas 2022, esse último em caráter preliminar.

A
secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e presidente do Fórum Nacional de Secretárias(os) de Estado de Assistência Social (Fonseas), Cyntia Figueira Grillo, ressaltou que o encontro visou debater a retomada dos pactos de gestão entre os estados, os municípios e a União.

“Passamos por um período muito hostil ao diálogo. Isso prejudicou muito a gestão do Suas. Agora, com os canais novamente abertos entre os entes do pacto federativo e com a reassunção da responsabilidade por parte da União, acredito que avançaremos muito. No Espírito Santo, temos um governo estadual que não se ausentou do compromisso com a proteção social, mesmo em momentos muito difíceis. Tenho certeza que a retomada de uma postura republicana, responsável e pautada no diálogo entres as instâncias municipais, estaduais e federal vai trazer grandes benefícios ao capixabas”, reiterou
a secretária Cyntia Grillo.

Durante o encontro, também estiveram em pauta a reprogramação dos recursos de enfrentamento à pandemia da Covid-19 por parte do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS); os relatos das câmaras técnicas sobre o Programa Criança Feliz/Primeira Infância e sobre Migração e Refúgio. Além disso, integrantes puderam tomar conhecimento do relatório técnico do Capacita Suas e dos informes do MDS.

Além do Fonseas, que representou os gestores estaduais, o encontro também contou com a presença de representantes municipais, por meio do Colegiado Nacional da Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas); e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), entidade representativa da União e da sociedade civil.

Ana Freitas e Samyra Ferreira

samyralobino@setades.es.gov.br