17/11/2022 10h49

Setades participa de encontro de gestores municipais de assistência social

Foto: Patricia Margotto

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) participou, nos dias 10 e 11 de novembro, do III Encontro do Colegiado de Gestores de Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases). O evento, que teve como tema “O futuro da proteção social e do Sistema Único de Assistência Social no Brasil”, aconteceu no município de Venda Nova do Imigrante.

Com vistas no atual e grave contexto social brasileiro e na reorganização do cenário das políticas e investimentos públicos na assistência, o encontro teve como objetivo o aprofundamento de diversos
debates importantes, tais como: o aumento da fome, da desigualdade e das desproteções sociais no Brasil; a retomada do pacto federativo no âmbito da assistência; o avanço da efetivação de compromissos públicos de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas); dar voz aos trabalhadores, gestores e usuários do Suas na construção de propostas coletivas; e a disseminação de práticas inovadoras em gestão e trabalho social; entre outros.

O evento contou com a participação dos secretários municipais de assistência social, trabalhadores, usuários e membros da sociedade civil ligados
à temática. O Governo do Estado marcou presença com a participação de servidores da Setades e com a participação da Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo. A secretária apresentou uma compilação dos dados obtidos de reuniões com as dez microregiões do Estado, que tiveram como objetivo, estruturar o planejamento estadual da assistência para o ano de 2023.

“Esse encontro se dá em um momento de extrema importância para assistência. Após os contínuos desinvestimentos federais que aconteceram últimos anos, é hora e unirmos forças e propósitos para planejarmos,
implementarmos e fortalecermos nossa rede de proteção social. É motivador que estejamos todos aqui reunidos com esse propósito e com ciência da relevância vital que o Suas possui para o Espírito Santo”.

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Estado do Espírito Santo (Cogemases) reúne as secretárias e os secretários de assistência social dos 78 municípios do Espírito Santo, e tem como objetivos defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social.  Além disso, o Cogemases busca promover e incentivar a formação do gestor municipal, a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto política pública.

Samyra Ferreira
samyralobino@setades.es.gov.br