07/04/2021 10h44 - Atualizado em 07/04/2021 16h06

Setades oferta curso de atualização para equipes que atuam no Programa Criança Feliz

Foto: Freepik.com

A rede de proteção social é considerada serviço essencial e, como tal, não pode parar. Para tanto, os equipamentos e as equipes técnicas, tanto estaduais quanto municipais, precisaram se adaptar ao cenário imposto pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Um dos atendimentos que precisaram passar por essa readaptação foi o do Programa Criança Feliz. Diante da impossibilidade temporária das visitas in loco, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi), vai oferecer às equipes técnicas dos munícipios uma atualização na Capacitação Guia para Visita Domiciliar.

Dessa forma, as equipes serão capacitadas a promover “visitas remotas”, que acontecerão na forma de videochamada, videoconferência e de fonovisita. Isso permite que os familiares ou cuidadores das crianças promovam as brincadeiras propostas e reenviem vídeos e relatos à equipe visitadora, que pode fazer o acompanhamento, tendo em vista que as atividades estão sendo feitas conforme a metodologia do Programa Criança Feliz.

No caso de famílias que não tenham acesso a celulares ou telefones, os próprios visitadores ou os agentes de saúde dos territórios, entregarão um material impresso com as sugestões das atividades. Na semana posterior à entrega, é feita a coleta e o acompanhamento. A previsão é que o programa atenda 3.700 indivíduos e suas famílias.

A Capacitação Guia para Visita Domiciliar será oferecida a 24 municípios capixabas e tem como meta capacitar 180 inscritos, entre gestores e visitadores, com certificação de 40 horas-aula. O curso será dividido em três módulos: um para gestores e dois para visitadores.

As inscrições estão abertas (somente para as equipes já capacitadas do Programa Criança Feliz), e serão feitas da seguinte forma: para gestores ocorrerão até o dia 08 de abril; para visitadores até o dia 15 de abril (1ª turma) e 22 de abril (2ª turma). Para se inscrever, basta clicar no link de acesso é: https://cutt.ly/1cFE7Zz .

 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard