02/09/2021 11h17 - Atualizado em 08/09/2021 11h27

Setades oferece três novos cursos gratuitos e a distância dentro do CapacitaSUAS

Buscando implementar ações do Plano de Educação Permanente, bem como aprimorar a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) está oferecendo três novos cursos dentro da proposta do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS).

De modo geral, o objetivo do programa é garantir formação e capacitação permanente para trabalhadores, gestores, conselheiros das redes socioassistenciais pública e privada do SUAS, para potencializar e dar visibilidade às novas práticas profissionais. Os cursos são na modalidade a distância, garantindo a oferta de certificados, de forma que contribuam para que o profissional tenha êxito na carreira.

Visando a capacitar diferentes atores envolvidos na formulação dos Planos de Assistência Social, sendo disponibilizado o curso de “Elaboração de Planos de Assistência Social”. O público-alvo da capacitação são gestores da Assistência Social; técnicos da Gestão, Serviços e Benefícios e Programas Socioassistenciais do SUAS Estadual e municipais; e conselheiros estaduais e municipais de Assistência Social. Com carga horária de 40 horas, o curso terá início no dia 29 de setembro e será finalizado no dia 03 de novembro de 2021. Serão ofertadas 150 vagas e as inscrições vão de 10 a 15 de setembro.

Além disso, para capacitar diferentes atores envolvidos nos processos de reordenamento dos serviços da Proteção Social Especial – PSE, está sendo ofertado o curso “Organização e Ofertas dos Serviços de Proteção Social Especial”, que é direcionado aos gestores da Assistência Social; técnicos dos serviços, programas e projetos de Proteção Social Especial – PSE Estadual e municipais; e conselheiros estaduais e municipais da Assistência Social. Com carga horária de 40 horas, o curso terá início no dia 28 de setembro e será finalizado no dia 1º de novembro de 2021. Serão ofertadas 300 vagas divididas em duas turmas, ambas de 150 alunos. As inscrições da primeira turma vão de 10 a 15 de setembro e a segunda turma será somente em novembro.

A terceira oferta ficar por conta do curso "Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS", que está abrindo sua terceira turma. O objetivo dessa formação é Visa desenvolver competências em Gestores e Técnicos da Gestão Estadual e Municipais para o desenvolvimento de atividades inerentes à função de Vigilância Socioassistencial em seus âmbitos de atuação. Sobretudo, qualificar os participantes para a construção de diagnósticos socioterritoriais e temáticos sobre a demanda socioassistencial, a fim de subsidiar a Vigilância de Riscos e Vulnerabilidades. Serão 150 vagas e as inscrições acontecem no período 02 a 10 de setembro, e pode ser feita no link do curso, descrito abaixo juntamente com os dos outros dois cursos disponíveis:

Link para inscrição do curso “Elaboração de Planos de Assistência Social:

Link para inscrição do curso “Organização e Ofertas dos serviços de Proteção Social Especial”:

Link para inscrição do curso "Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS":

Mais informações sobre o CapacitaSUAS e os cursos ofertados, basta entrar  em contato com a Gerência do SUAS – GSUAS pelo e-mail: capacitasuas@setades.es.gov.br ou pelos telefones (27) 3636-6853 / 3636-6852

Samyra Ferreira
Karina Lima (Estagiária)