01/02/2018 16h54

Setades oferece capacitação para profissionais que atendem pessoas com deficiência em residência inclusiva

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) está promovendo oficinas de orientação técnica junto aos funcionários que atuam nas residências inclusivas de gestão estadual.

A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nas unidades como assistentes sociais, psicólogos, cuidadores, terapeutas ocupacionais, coordenadores e motoristas, na execução do serviço de acolhimento institucional, para jovens e adultos com deficiência.

Nesta quinta (01) e sexta-feira (02) ocorrem as primeiras oficinas que abordam a temática da política de assistência social e a execução do serviço.

A subsecretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Clarice Imperial, ressalta que os encontros buscam qualificar a equipe que executa o serviçoç e novas oficinas com outras temáticas serão ofertadas nos próximos meses.

 

Residência Inclusiva

A residência inclusiva é uma unidade que oferta o serviço de acolhimento institucional para jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar.

São residências adaptadas, com estrutura física adequada, que proporcionam cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas, com o objetivo de propiciar a autonomia, a participação social e comunitária e o fortalecimento dos vínculos familiares com vistas à reintegração e/ou convivência.

Atualmente, 53 pessoas são atendidas em seis residências inclusivas de gestão estadual, por meio de colaboração com organização da sociedade civil parceira.

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard