21/06/2018 18h41 - Atualizado em 26/06/2018 12h09

Setades oferece 600 vagas em cursos de qualificação profissional e inclusão produtiva

Foto: Beto Moraes - SECOM/ES
Profissionalização via curso de maquiagem

A Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), lança um projeto de qualificação profissional e inclusão produtiva.

Serão ofertadas 600 vagas, distribuídas em diversos cursos realizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra. As qualificações tem o objetivo de contribuir para a inserção do cursista no mundo do trabalho.

Dentre os cursos ofertados, estão confeitaria básica, cuidador de idoso, maquiagem básica, design de sobrancelhas, porteiro, panificação, entre outros. Eles serão ofertados aos moradores desses municípios com idade entre 16 e 59 anos, que recebam Bolsa Família ou estejam inscritas no CadÚnico.

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, ressalta que a parceria com a Secti se deu razão da experiência e resultados do projeto OportunidadES. “O OportunidadES é um projeto que tem adesão e alcance. A partir dele, queremos promover uma conexão dos cursistas com o mundo do trabalho. Para isso, desenvolvemos essa proposta onde, de acordo com o perfil, há um encaminhamento: para as agências do Sine – providenciando o cadastro para a intermediação de mão de obra – ou para o Sebrae e Microcrédito, para iniciar seu próprio negócio”.

Essas formações contam com o apoio dos municípios e estão conectadas ao Acessuas Trabalho, que busca promover a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho.

No município de Vitória, as aulas iniciam já na próxima semana. As inscrições foram feitas por encaminhamentos da própria rede socioassistencial do município.

“A carga horária do curso inclui uma formação voltada ao mundo do trabalho. Os participantes receberão orientações sobre a formação de currículo, entrevistas, os canais para acesso às vagas de emprego e empreendedorismo. Esperamos que todos os participantes saiam aptos, e orientados a buscar uma oportunidade ou abrir seu próprio negócio” conclui Rosalém.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard