11/04/2022 14h38 - Atualizado em 11/04/2022 17h09

Setades lança edital para projeto de Cozinhas Comunitárias

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), lança nesta segunda-feira (11), o edital o Projeto Cozinhas Comunitárias.  A iniciativa faz parte das ações que o Governo do Estado vem desenvolvendo para o fortalecimento da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, financiado com recursos próprios, os municípios interessados em aderir aos projetos que visam à diminuição da pobreza e combate à fome. Inicialmente, estão previstos recursos para o financiamento de 10 cozinhas, ao valor total de R$ 660.000. O prazo para a entrega de toda a documentação pelos municípios é de 11 de abril a 13 de maio.

As Cozinhas Comunitárias são Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição (EPAN) e integram a rede operacional do SISAN. Caracterizam-se como Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), com produção mínima de 100 refeições por dia e funcionamento de, no mínimo, cinco dias por semana. Devem estar localizadas em bairros com regiões socialmente vulneráveis, nos territórios de abrangência de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e de Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Além da garantia do acesso a uma refeição de qualidade às populações mais vulneráveis, as cozinhas comunitárias também podem se converter em espaços de implementação de atividades de inclusão social produtiva, de fortalecimento da ação coletiva e da identidade comunitária, além de ações voltadas para a educação alimentar e nutricional.

Os municípios interessados em aderir ao edital, podem acessá-lo pelo site da Setades ou clicar diretamente no link: https://setades.es.gov.br/cozinhas-comunitarias

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
samyralobino@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard