26/07/2023 15h37 - Atualizado em 26/07/2023 17h01

Setades finaliza ciclo de capacitações para operadores e entrevistadores do Cadastro Único

Foto: Arquivo GBTR

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e com a Caixa Econômica Federal, encerrou, na última sexta-feira (21), o ciclo de Capacitação de Operadores do Sistema Cadastro Único.

A formação foi direcionada a operadores e entrevistadores ativos no Sistema de Cadastro Único e teve como objetivo aprimorar o conhecimento para operacionalização do sistema e na gestão dos dados das famílias e pessoas cadastradas. Também buscou compreender sua interação com outros sistemas e sua importância para a oferta qualificada de serviços e de políticas públicas voltadas para a população que mais precisa da rede de proteção social.

A capacitação desses profissionais no sistema do CadÚnico tem grande importância, pois é por meio desse processo que se faz possível atribuir a cada pessoa ou família o Número de Identificação Social (NIS), que permite que o acesso a todos os serviços ofertados dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Dentro da perspectiva do Suas, são os municípios os responsáveis por identificar as áreas prioritárias de cadastramento e as famílias de baixa renda que residem em seu território. Dessa forma, as equipes capacitadas na coleta desses dados, são capazes de processar informações de melhor qualidade, que refletem com maior precisão a realidade e as necessidades da população inserida no sistema.

A capacitação, coordenada pela Gerência de Benfícios e Transferência de Renda (GBTR) e ofertada entre os meses de abril e julho, aos 78 municípios capixabas, contemplou 250 servidores municipais, divididos em dez turmas. A carga horária dos cursos foi de 16 horas, na modalidade presencial.

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