30/03/2023 16h41 - Atualizado em 30/03/2023 16h42

Setades faz visita técnica ao Rio Grande do Sul, para conhecer os programas voltados para a primeira infância

Foto: Arquivo Subapi

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), esteve, entre essa terça-feira (28) e esta quinta-feira (30), em visita institucional a três municípios do Rio Grande do Sul, para conhecer o Programa Estadual Primeira Infância Melhor (PIM).

O programa gaúcho, é fruto de uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. O intuito da visita é o de conhecer a metodologia e as práticas exitosas do PIM, a fim de estudar a viabilidade da adaptação e implantação de algumas ações aqui no Espírito Santo, por meio Plano Estadual Pela Primeira (Pepi).

O Pepi é instrumento orientador de políticas públicas, construído a partir das perspectivas mais modernas, de que as primeiras fases do desenvolvimento humano são cruciais para ampliar as oportunidades dos indivíduos e as possibilidades da coletividade de um futuro melhor.

De acordo com o subsecretário de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, Ted Conti, a visita foi muito importante e permite um intercâmbio de experiências proveitosas. “Temos no Espírito Santo um governo que compreende em profundidade a relevância de se bem cuidar da primeira infância. Nesse sentido, somos incentivados a buscar parcerias que possam nos auxiliar, de maneira séria e sensível, na concretização das políticas que melhor atendam aos capixabas, em especial, nossas crianças”, disse o subsecretário.

A comitiva técnica da Setades se reuniu com a equipe da coordenação estadual do PIM, com integrantes da Secretaria de Estado de Saúde e de Assistência Social do Rio Grande do Sul, e visitou os municípios de Porto Alegre, Esteio e Sapucaia do Sul onde o programa é executado.

Além do subsecretário Ted Conti, integraram a comitiva a
gerente de Capacitação, Articulação e Mobilização, Sra. Cláudia Pessin e a Assistente Social, a Sra. Simone Araujo. (Texto produzido com a colaboração de Karolyne Paiva).



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Ana Freitas e Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
samyralobino@setades.es.gov.br
 
anafreitas@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard