30/04/2021 17h44 - Atualizado em 01/05/2021 16h22

Setades faz acompanhamento da distribuição do Cartão ES Solidário

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, percorreu onze municípios capixabas para acompanhar a entrega do Cartão ES Solidário. A logística de distribuição do auxílio aos beneficiários, ficou a cargo do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e das administrações municipais.

A previsão é que mais de 87 mil cartões sejam distribuídos em todo território estadual, uma ação que sem dúvida foi um desafio para todos os parceiros convocados para a execução de projeto. Além das secretarias de Estado, das prefeituras, do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), dois órgãos de controle foi acionados para garantir o controle e a transparência no do uso dos recursos: a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e a Controladoria Geral da União (CGU).

A Secretária Cyntia fez uma ótima avaliação sobre as visitas aos locais de entrega. “Essa semana foi intensa e muito satisfatória, pois conseguimos iniciar as entregas do Cartão ES Solidário. Estivemos presentes em alguns municípios da Região Metropolitana e do interior do Estado, cumprindo com a responsabilidade do Governo do Espírito Santo em fazer chegar esse benefício a população que cumpre os pré-requisitos do programa. Pudemos constatar que o processo de distribuição foi bem tranquilo, uma vez que os municípios executaram as entregas de maneira muito bem organizada.”, enfatizou.

As localidades que fizeram parte do roteiro de acompanhamento nessa primeira semana de entrega foram:  Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra, Mimoso do Sul, Bom Jesus do Norte, Aracruz, Linhares e Vitória. No sábado, será a ver de Guaçuí e Divino São Lourenço.

Cartão ES Solidário

O Cartão ES Solidário é destinado às famílias que já estão na base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), caracterizadas pelo recorte de renda de extrema pobreza (renda de até R$ 147 por pessoa), e que incluem crianças de 0 a 6 anos no grupo familiar; idosos com mais de 60 anos; ou com pessoas com deficiência. A previsão é que mais de 85 mil famílias sejam contempladas com o benefício, que será pago em três parcelas de R$ 200,00 totalizando R$ 600,00. O investimentos direcionados para a ação, são oriundos do Tesouro Estadual, em um total de R$ 52.567.200,00.

Samyra Ferreira
ascom@setades.es.gov.br