30/04/2021 17h31

Setades encerra capacitação para gestões municipais no âmbito do Programa Criança Feliz

A Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) promoveu, no período de 13 a 30 de abril, o ciclo de capacitações do Guia de Visita Domiciliar do Programa Criança Feliz (PCF) Capixaba.

As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem perspectivas da prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. O principal objetivo é promover o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos entre cuidadores e a criança.

Daí a importância da qualificação dos profissionais que estarão em contato com as famílias nos territórios. É fundamental que estejam aptos a aplicar a metodologia, adaptando-a a realidade de cada família. Participaram das qualificações gestores, coordenadores dos Centros de Referências em Assistência Social (CRAS); técnicos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, além de coordenadores, supervisores e visitadores do Programa Criança Feliz.

Os cursos aconteceram em modalidade remota e foram separados por turmas e perfis, com carga horária de 40 horas. Ao todo, foram 210 participantes.

Segundo a subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, Márlei Vieira Fernandes, foram três semanas de experiências e compartilhamentos significativos. “O objetivo da capacitação foi de qualificar os profissionais do PCF quanto à metodologia do programa, uma vez que o Guia de Visita Domiciliar oferece orientações quanto ao planejamento das visitas e ao acompanhamento das gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade. As visitas são de extrema importância, pois estimulam e reforçam os fatores de proteção ao desenvolvimento integral da criança, fortalecendo a convivência familiar e social, a presença de relacionamentos significativos dentro e fora da família e no território a que pertencem”, afirmou Márlei Fernandes.

As capacitações foram conduzidas pelos multiplicadores do Programa Criança Feliz e integrantes da equipe da Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi): Eliete Rodrigues de Souza, Simone Araújo e Bernard Santos Ferraz, com o apoio técnico de Fernanda Mazelli e Vânia de Lucena Marciano.

Informações a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Ferreira
(27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard