09/11/2022 14h40 - Atualizado em 11/11/2022 09h36

Setades e Iases promovem parceria em capacitação com foco em medidas socioeducativas

Foto: Arquivo GPSE

A Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), em parceria com o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo, promoveram, nos dias 03 e 04 de novembro, a primeira etapa da Capacitação Estadual do Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – LA e PSC.

O curso aconteceu no Auditório Augusto Ruschi, na Assembléia Legislativa, contou com a participação das equipes técnicas de 36 municípios capixabas. A capacitação tem como principal objetivo, assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados frente às complexidades demandadas pelos adolescentes/jovens e seus familiares.

Para as duas instituições envolvidas, a execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto é orientada pelo princípio da incompletude institucional, significa a consciência por parte do Estado sobre a necessidade de utilização na máxima medida possível de serviços da comunidade, visto que as instituições de proteção aos direitos de crianças e adolescentes, isoladamente, não são completas.

Dessa forma, espera-se que a capacitação qualifique a condução de todo o acompanhamento dos adolescentes/jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, uma vez que aperfeiçoa o olhar técnico, o que possibilita uma escuta mais apurada; embasamento teórico que facilita a articulação intersetorial e a interlocução com o Sistema de Justiça; amplia a visão em relação aos serviços, programas e ações das políticas setoriais disponíveis no território permitindo atender de forma mais assertiva as demandas apresentadas junto ao Sistema de Garantia de Direitos.

O curso terá mais um módulo, que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro. A previsão é até o segundo semestre de 2023, todos os 78 municípios capixabas sejam assistidos pelo plano contínuo de capacitação. (Texto com participação da estagiária Karolyne Paiva).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setades 

Samyra Ferreira 

(27) 3336-6803

samyralobino@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard