09/04/2022 14h41

Setades desenvolve ação de sensibilização pelo fim do trabalho infantil no Sambão do Povo, durante o Carnaval de Vitoria

Foto: Arquivo Setades

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) promoveu uma importante ação de conscientização durante o Carnaval de Vitória. Nessa sexta-feira (08), o “Bloco da Proteção: em defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes contra a exploração sexual e o trabalho infantil”, desfilou e sensibilizou o público no Sambão do Povo.

Com material informativo e brindes, os voluntários fizeram abordagens e panfletagens direcionadas ao público presente, durante o intervalo entre os desfiles. A iniciativa faz parte Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, proposta de caráter nacional, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.

A Secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, que participou da mobilização, parabenizou a equipe estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil pela iniciativa, ressaltou a importância das parcerias durante a ação e destacou a importância da campanha, já que o trabalho e a exploração sexual infantil, são problemas sociais graves em todo o País.

“É muito encorajador que, diante de uma questão tão brutal e complexa, nós possamos contar com a parceria de entidades compromissadas em atuar na proteção dos direitos e da dignidade de nossas crianças e adolescentes. Somente por meio de um trabalho articulado e, em conjunto, um problema dessa magnitude pode e vem sendo enfrentado”, afirmou Cyntia Grillo.

Além dos servidores da Setades, o bloco contou com outros voluntários, integrantes de outras instituições e entidades que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Região Metropolitana (Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica), a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Vitória, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FEAPETI), o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a  Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo, o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Vitória (CONCAV) e o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CRIAD).

Samyra Ferreira
samyralobino@setades.es.gov.br