11/01/2023 16h58 - Atualizado em 07/02/2023 16h27

Setades anuncia municípios vencedores do prêmio Boas Práticas pela Primeira Infância Capixaba

Foto: Arquivo Subapi

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) anunciou, na segunda-feira (09), os municípios vencedores do 2º Concurso Boas Práticas pela Primeira Infância Capixaba (Bpic).

O conceito de Boas Práticas, dentro das políticas públicas, são atividades governamentais que devem, necessariamente, gerar resultados e alto impacto. Assim, elas devem ser replicáveis, consistentes, adaptáveis e com a facilidade de utilizar novos recursos e metodologias.

Dessa forma, o Bpic tem como objetivo identificar e dar visibilidade às boas práticas municipais, bem como reconhecer o dia a dia dos profissionais, fortalecer as iniciativas de impacto positivo no desenvolvimento infantil, na disseminação das boas práticas e estímulos para as crianças capixabas.

Nessa segunda edição, o foco se deu sobre as práticas realizadas pelas equipes municipais do Programa Criança Feliz (PCF), com ênfase no planejamento local e envolto pelos princípios do desenvolvimento infantil e fortalecimento de vínculos familiares aplicados no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A metodologia da premiação está baseada nos parâmetros de Melhoria de Resultados, adotados pela Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi), para orientar as ações realizadas nos municípios, com vistas no avanço e aprimoramento da qualidade do trabalho desenvolvido pelas equipes do PCF.

A equipe municipal de Nova Venécia ganhou destaque com o primeiro lugar, e o município de Água Doce do Norte ficou em segundo, ambas as cidades apresentaram trabalhos de Boas Práticas pela implantação da Política Pública de Primeira Infância Capixaba por meio do Programa Criança Feliz. E, finalmente, em terceiro, a equipe de Colatina, com o trabalho de integração do Programa Criança Feliz com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Além de receberem reconhecimento estadual, as cidades premiadas
ganham um certificado e um troféu de reconhecimento. As premiações acontecerão em breve e os municípios serão comunicados.

A comissão responsável pela seleção dos trabalhos é formada pela subsecretária de Políticas Intersetoriais, Márlei Vieira Fernandes; pelas gerentes da Subapi, Eliete Rodrigues e Claudia Pessin; pelos multiplicadores estaduais do PCF, Bernard Ferraz e Simone Araújos; pela representante técnica da Gerência de Proteção Social Básica, Aline Pereira; e pela representante da Gerência Segurança Alimentar e Nutricional, Paula Cristina Rocha. (Texto produzido com a colaboração de Karolyne Paiva).

Samyra Ferreira
samyralobino@setades.es.gov.br