07/11/2023 13h15 - Atualizado em 08/11/2023 09h34

Setades anuncia municípios vencedores da 3ª edição do prêmio Boas Práticas pela Primeira Infância Capixaba

Foto: Equipe Subapi

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) anunciou, nesta terça-feira (07), os municípios vencedores do 3º Concurso Boas Práticas pela Primeira Infância Capixaba (Bpic). O conceito de Boas Práticas, dentro das políticas públicas, são atividades governamentais que devem, necessariamente, gerar resultados e alto impacto. Assim, devem ser replicáveis, consistentes, adaptáveis e com a facilidade de utilizar novos recursos e metodologias.

A premiação é fundamentada nos critérios de Melhoria de Resultados, adotados pela Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi), com o objetivo de orientar as ações realizadas nos municípios, visando a melhorar o desempenho das equipes do PCF.

"O nosso objetivo é valorizar o trabalho direcionados para a primeira infância. O Governo do Estado, sob a direção do governador Renato Casagrande, acredita que o investimento em nossas crianças é fundamental para assegurar o presente e o futuro do nosso Espírito Santo
”, afirmou a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo.

O município de Mantenópolis foi eleito o primeiro lugar, com o projeto “Círculo de Mães”, realizado por meio do trabalho de integração do Programa Criança Feliz com o Centro de
Referência da Assistência Social (Cras), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A equipe municipal de Colatina foi eleita o segundo lugar, com o projeto “Famílias e Municípios Juntos, cuidando do futuro”, e, em terceiro, a equipe de Nova Venécia, que também participou da categoria de trabalho de integração do Programa Criança Feliz, com o Centro de
Referência da Assistência Social (Cras), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com o projeto “Rede de Apoio ao Programa Criança Feliz".

“Agradeço e parabenizo os municípios que se inscreveram nesta edição do BPIC, pois todos os projetos apresentados foram excelentes, o que traduz o compromisso dos profissionais do Programa, fortalecendo as iniciativas de impacto positivo no desenvolvimento infantil e estímulos para as crianças capixabas, finalizamos este trabalho com boas expectativas para a próxima edição do BPIC”,
salientou o subsecretário de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais da Setades, Ted Conti, encerrando os trabalhos da Comissão. (Texto produzido com a colaboração de Eduarda dos Santos).

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira

anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br