16/03/2021 16h24 - Atualizado em 16/03/2021 16h29

Setades abre inscrições para encontro internacional pela Primeira Infância

Estão abertas as inscrições para o 1º Webinário Internacional Pela Primeira Infância: De mãos dadas pela construção do Plano Estadual pela Primeira Infância do Espírito Santo (PEPI). O Encontro é realizado pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi).

O webinário buscará, por meio do diálogo e da união de diferentes frentes e especialidades, implantar uma política pública para primeira infância que integrará todos municípios capixabas em torno de uma única estratégia focada e estruturada para a população infantil e seus cuidadores. O plano é pensado em quatro tempos que contemplam o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos, assim distribuídos: Tempo de Nascer; Tempo Crescer; Tempo de Brincar; e Tempo Aprender.

O encontro contará com a participação de diversos especialistas, com destaque para a Dr.ª Jane E. Lucas, PHD em Psicologia Social e referência mundial em desenvolvimento infantil. A Dr.ª Jane Lucas é especialista e criadora do método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC), que se fundamenta no cuidado responsivo dos cuidadores e nos estímulos dados às crianças nas diferentes faixas etárias, bem como nos vínculos afetivos estabelecidos entre ela e seus cuidadores.

É um método pautado na orientação e no apoio aos esforços das famílias em torno do fortalecimento de vínculos e cuidados para o desenvolvimento da criança. Essa metodologia é adotada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e é adaptado e aplicado em diferentes países ao redor do mundo, inclusive no Brasil. A metodologia da Dr.ª Jane Lucas também irá compor o Plano Estadual pela Primeira Infância do Espírito Santo.

As inscrições para o webinário estão abertas até a próxima segunda-feira (22), são voltadas a gestores, profissionais públicos ou privados e pessoas com interesse na temática da Primeira Infância, e podem ser feitas pelo link: http://bit.ly/3bEfgPg

  

Serviço

1º Webnário Internacional Pela Primeira Infância: De mãos dadas pela construção do Plano Estadual pela Primeira Infância do Espírito Santo -  PEPI
Data: 23 e 24 de março (terça-feira e quarta-feira)
Inscrições: 16 a 22 março
Vagas: 1000 (mil)
Publico-alvo: Gestores, técnicos e profissionais interessados no tema da Primeira Infância.
Link para inscrições: http://bit.ly/3bEfgPg


Programação

Dia 23 de março, terça-feira
9h às 9h20 | Abertura
Governador Renato Casagrande, a Vice-Governadora Jacqueline Moraes, a Secretária Nacional de Atenção a Primeira Infância do Ministério da Cidadania a Secretária Estadual, Luciana Siqueira Lira,  a Secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo e a Subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, Márlei Vieira Fernandes.

 

9h20 às 9h40 | Painel: Projetos Estruturantes pela Primeira Infância do Governo do Estado do Espírito Santo.
Eliete Rodrigues de Souza, Pedagoga e Gerente de Capacitação, Articulação e Mobilização – SUBAPI/SETADES

9h40 às 10h40 | Painel: Relevância das Evidências Científicas para os Investimentos na Primeira Infância. Drª Jane E. Lucas, PHD em psicologia social, licenciada em psicologia clínica pela Universidade de Nova York, consultora da Organização Mundial da Saúde, UNICEF, OPAS, PNUD e outras organizações internacionais. Criadora dos materiais de treinamento, supervisão e avaliação para apoiar a atenção integrada à criança de 0 a 6 anos, criadora do método para os cuidados do desenvolvimento infantil CDC em 27 países.
Joseph Murray, Professor Titular do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, da Universidade Federal de Pelotas e Coordenador do Centro de Pesquisas em Desenvolvimento Humano e Violência (DOVE: www.doveresearch.org) na UFPel.

10h40 às 11h50 | Painel:  Intersetorialidade, Colaboração e Diálogos na Primeira Infância. Drª Ligia Pimenta, Doutora e mestre em Psicologia PUC/SP. Integrante do Curso de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância no INSPER. Facilitadora, membro da Associação Internacional de Facilitação/ IAF e da Associação Internacional para Participação Pública/IAP2 Latino América; Consultora dos organismos internacionais UNESCO/PNUD no âmbito federal no SUAS.

11h50 às 12h  Encerramento/ Informes Gerais para o dia 24/03 Márlei Vieira Fernandes, Subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais


Dia 24 de março, quarta-feira
9h às 9h10 | Abertura
Secretária Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo e a Subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, Márlei Vieira Fernandes.

9h10 às 10h | Painel: A Importância da Elaboração do Plano Nacional pela Primeira Infância para consolidação das Políticas Públicas Intersetoriais.
Luciana Siqueira Lira, Secretária Nacional de Atenção a Primeira Infância do Ministério da Cidadania. Mestre em Educação

10h às 11h20 | Painel: Metodologia para Elaboração do Plano Estadual pela Primeira Infância do Estado do Espírito Santo – PEPI/ES; Apresentação do Instrumental para Levantamento Propositivo do Universo do Plano e de sua Expressão Territorial.
Aneci Marília Landim, Especialista em Gestão Social: Políticas Sociais e Rede de Garantia de Direitos e Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Docente do Curso de Serviço Social do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS/MG e Faculdade Vale do Rio Verde - UNINCOR, integrante da equipe de docentes que executa os cursos do Programa Nacional de Capacitação Permanente de Trabalhadores do SUAS. Especialista em Gestão Social: Políticas Sociais e Rede de Garantia de Direitos e Gestão do Sistema Único de Assistência Social, Cursando MBA em Gestão de Pessoas.

11h20 às 11h50 | Painel: Justiça como área prioritária na Primeira Infância
Ivania Ghesti, Doutora em Psicologia Clínica e Cultura. Especialista em Justiça da Infância e Juventude na Universidade de Gênova e participou do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, na Universidade de Harvard. Cedida a Câmara dos Deputados, para apoiar a construção do Marco Legal da Primeira Infância, em seguida ao Ministério de Desenvolvimento Social (2016), Ministério da Justiça (2018), Ministério da Cidadania (2019) e atualmente ao Conselho Nacional de Justiça, sempre em prol da implementação do Marco Legal da Primeira Infância.

11h50 às 12h | Encerramento
Márlei Vieira Fernandes, Subsecretária de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setades
Samyra Lobino
(27) 3636-6803
ascom@setades.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard