29/09/2015 09h03 - Atualizado em 16/10/2015 16h17

SEASM dá posse ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

Responsável pela formulação, normatização e controle das políticas públicas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes capixabas, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CRIAD) tomou posse nesta segunda-feira (28).

Composto por 36 conselheiros, entre titulares e suplentes, os representantes de instituições governamentais e da sociedade civil que terão mandato até setembro de 2017 foram empossados pela secretária de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Sueli Vidigal. Na cerimônia, ela reforçou a importância da parceria e da atuação do Conselho para os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria.

“Pela primeira vez, nos últimos quatro anos, encaminhamos recursos do Fundo da Infância e da Adolescência para entidades não governamentais que atuam buscando garantir os direitos das crianças e adolescentes. As deliberações das propostas recebidas são feitas pelo CRIAD. Assim, queremos continuar a trabalhar em conjunto com o Conselho e traçar novas frentes de atuação que contribuam com a manutenção dos direitos de mais crianças e adolescentes capixabas” destacou a secretária.

Para a presidente do Conselho no biênio 2013 - 2015, Elisangela Maria Marchesi, a solenidade é uma oportunidade para registrar a importância do CRIAD. “O Conselho é um espaço privilegiando onde o poder público e sociedade civil podem sentar e discutir sobre políticas públicas, além de pensar sobre as necessidades e os encaminhamentos para o Estado.”

Vera Nacif, coordenadora de Articulação de Políticas Intersetoriais da Vice-governadoria, e também conselheira do CRIAD, lembrou que a Vice-governadoria, enquanto coordenadora da área social no Governo, tem trabalhado para a construção articulada da política de desenvolvimento social no Estado.

“Já estamos iniciando o trabalho com foco na primeira infância, criança e adolescente. Em parceria com o Unicef já estamos nessa direção, trabalhando concretamente com 19 municípios do semiárido capixaba. Em decorrência disso, já foi constituída a Comissão Estadual de Trabalho Intersetorial, com representantes técnicos da própria Vice-governadoria, do CRIAD, das secretarias de Estado de Assistência Social e Políticas para Mulheres, da Educação, da Saúde, da Cultura, do Esporte, além da Diretoria de Direitos Humanos da Polícia Militar, o Institutos Jones dos Santos Neves e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo.”

A juíza da Vara da infância e Juventude de Vitória, Janete Pantaleão, também tomou posse como conselheira e falou sobre as expectativas no trabalho do Conselho. “Como representante do Poder Judiciário no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente quero auxiliar o Estado na deliberação de políticas públicas, escalonar a questão de verba quanto às necessidades da criança e, principalmente, olhar para o adolescente infrator.”

Conselheiros:

I - Representantes do Poder Público
a - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA
Titular: Lucia Mara dos Santos Martins -CMDCA- Serra
Suplente: Marluce Silote -CMDCA - Baixo Guandu

b- Instituto de Atendimento Sócio Educativo do Espírito Santo - IASES
Titular: Ana Maria Petronetto Serpa
Suplente: Glauce Dias Zanivan

c - Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca - SEAG
Titular: Vera Maria Simoni Nacif
Suplente: Maria da Penha Rodrigues

d - Secretaria de Estado da Educação - SEDU