Região litoral sul discute a rede de assistência
Profissionais da política de assistência social da microrregião Litoral Sul participaram de oficina, nesta terça-feira (21), e discutiram os serviços de acolhimento executados via município. O encontro, promovido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), aconteceu durante todo o dia, no Centro Cultural de Anchieta.
Mais de sessenta profissionais da região Litoral Sul participaram do encontro, que buscou discutir com os técnicoss e conselheiros dos municípios, as propostas para construção de uma nova organização da rede de acolhimento da assistência social do Espírito Santo.
O secretário da Setades, Rodrigo Coelho, lembrou da importância da participação de todos os agentes da política de assistência nesse processo. "Hoje tivemos um encontro muito produtivo e pudemos conhecer as realidades da região e a expectativa dos técnicos, dos conselheiros municipais, e dos gestores. A proposta de reordenamento será construída a partir do que está sendo compartilhado conosco nessas visitas, por isso iremos a todas regiões."
Para a Procuradora de Justiça, Célia Araújo, as visitas e construção de um novo modelo é válida. “Foi bom ter ouvido os técnicos e gestores sobre a realidade de seus municípios, pois realmente identificamos que o modelo que temos hoje não atende a necessidade. É preciso estabelecer uma forma nova de atuar, diagnosticando os equipamentos e recursos humanos e realizar uma estruturação para prestar os serviços de acolhimento mais digno aos usuários.”
A conselheira dos direitos da criança e adolescente de Piúma, Patricia Peruzzo Nicolini, destacou que a partir deste encontro pode conhecer melhor o funcionamento da rede de alta complexidade. “Tais informações são fundamentais para o Conselho, que acompanha e fiscaliza as instituições de acolhimento”.
Nesta quarta-feira (22), o encontro será em Guaçuí, com gestores, conselheiros municipais e técnicos da região do Caparaó.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – SETADES
Karla Danielle Secatto
Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726 ascom@setades.es.gov.br