26/10/2023 17h57 - Atualizado em 26/10/2023 18h03

Proteção social capixaba durante pandemia é destaque no encerramento do 23º Encontro do Congemas

Foto: Ana Freitas | Ascom Setades

A gestão das políticas sociais durante a pandemia da Covid-19 feita pelo Governo do Estado foi destaque no encerramento do 23º Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), que aconteceu nesta quinta-feira (26), no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda (PE).

Ao final do evento, durante as colocações dos convidados da mesa composta pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Governo do Espírito Santo, Cyntia Figueira Grillo, destacou as ações emergenciais e continuadas que foram implementadas no período mais desafiador da pandemia.

Em um cenário de forte desinvestimento federal, a secretária
Cyntia Grillo frisou o compromisso do Governo do Estado na manutenção do funcionamento da rede de proteção social capixaba e na criação de ações urgentes para garantir acesso à alimentação e a itens básicos por parte da população mais vulnerável do Espírito Santo.

"Foi um período muito desafiador. Nos encontrávamos em um contexto em que o pacto federativo estava extremamente fragilizado, com forte restrição de recursos para as políticas socioassistenciais por parte da União, em meio a uma crise econômica nacional e em um contexto de desencorajamento sobre a importância das orientações sanitárias e de saúde", afirmou Cyntia Grillo.

Para fazer o contraponto a esse cenário de grave crise econômica e social no âmbito da assistência, o Governo do Estado disponibilizou recursos estaduais para que o funcionamento regular da rede de proteção social não fosse comprometido.

"O Espírito Santo conta com uma gestão responsável, ciente do seu dever com a população, em especial com aquelas famílias e pessoas que mais sofrem com os impactos de períodos de forte instabilidade. Com o apoio e direcionamento do governador Renato Casagrande, conseguimos disponibilizar recursos estaduais para a manutenção da oferta de serviços da nossa rede, além de criação de um benefício emergencial, o cartão ES Solidário, para atender as famílias em maior dificuldade," acrescentou a secretária.

Criado em 2021, o cartão ES Solidário atendeu, durante
oito meses, mais de 87 mil famílias em situação de pobreza extrema, possibilitando a compra de alimentos e itens de primeira necessidade que julgassem prioritários.

Além do benefício emergencial, o Governo do Estado investiu no programa Compra Direta de alimentos (CDA), iniciativa de grande sucesso no combate
à insegurança alimentar, principalmente nos municípios do interior do Estado. O CDA visa a oferecer uma alimentação de qualidade às famílias e indivíduos em vulnerabilidade social. Os itens são produzidos por agricultores do próprio município em que vivem, além de garantir a renda dos pequenos produtores familiares locais.

Vale destacar o repasse emergencial para a ampliação dos serviços de atendimento a pessoas em situação de rua, também no contexto da pandemia, assim como os investimentos voltados para a melhoria e ampliação dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o que garantiu a entrega e a assinatura das ordens de serviços para a execução das obras, durante o período. (Texto produzido com a colaboração de Eduarda dos Santos).

Ana Luiza Freitas e Samyra Ferreira

anafreitas@setades.es.gov.br / samyralobino@setades.es.gov.br