19/02/2016 14h06 - Atualizado em 19/02/2016 16h05

Profissionais debatem atendimento à população em situações de desastres

Estudantes e profissionais das áreas de psicologia, saúde, assistência social, entre outras, participaram nesta sexta-feira (19) de Oficina Nacional promovida pelo Conselho Regional de Psicologia com o tema “Gestão de Riscos e Desastres: da Prevenção à Recuperação”. O evento, realizado no auditório da Universidade Vila Velha, contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

O secretário de Estado de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Rodrigo Coelho, na abertura do evento, destacou a importância da discussão entre os profissionais e o estudo do tema.

“O nosso trabalho é uma construção coletiva e esse é um tema trabalhado há pouco tempo, por isso precisamos da contribuição para debater o atendimento das famílias em situação de desastre, pelo parâmetro da assistência social. O objetivo é conseguir fortalecer os vínculos familiares, ainda em situações adversas como em momentos de desastres, garantindo o conforto físico e emocional”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda que está trabalhando em uma reestruturação na SEASM para operacionalizar a transferência de renda e benefícios, buscando otimizar o atendimento às famílias nas situações de desastres. A equipe técnica da Secretaria também está se organizando para orientar os municípios, a capacitar os técnicos da rede de assistência social, de modo que eles estejam preparados para melhor atender a população nas situações de desastres.

Ainda no evento, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, coronel Carlos D’Isep, e o tenente coronel Hekssandro Vassoler, coordenador adjunto estadual da Defesa Civil, promoveram uma mesa redonda onde falaram sobre os planos e políticas de prevenção, preparação e resposta à emergência e desastres.

Assessoria de Comunicação – SEASM

Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726