18/05/2017 14h21 - Atualizado em 18/05/2017 14h29

População de Rio Bananal ganha Centro de Referência Especializado da Assistência Social

Moradores do município de Rio Bananal passaram a contar com uma unidade do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que permitirá o acompanhamento familiar de pessoas em situação de risco social.

O Centro, inaugurado nessa quarta-feira (17), presta serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual.

A Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) cofinancia a equipe de referência, que conta com psicólogos, assistentes sociais e advogada, responsáveis pelos atendimentos e encaminhamentos realizados.

O secretário da Setades, Carlos Casteglione, destaca que o Centro é um equipamento importante para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social, que busca garantir a proteção social dos cidadãos.

“Hoje, nos 78 municípios capixabas, repassamos recursos para o cofinanciamento de 145 unidades do Centro de Referência de Assistência Social.  Porém, a complexidade das situações sociais na qual estão algumas famílias demanda que ofertemos equipamentos mais especializados, que trabalhem nas ocasiões onde há a violação de direitos individuais, por isso a instalação do Creas. Esse Centro integra os outros 68 já em funcionamento no Estado e que atuam pelo respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e convivência familiar”, disse.

O prefeito de Rio Bananal, Felismino Aridizzon, explica que a instalação do Creas permite o atendimento mais qualificado à população. “Estamos priorizando os nossos cidadãos, disponibilizando aos que mais precisam, e justamente na situação em que mais estiverem vulneráveis, que contem com a Prefeitura, e encontrem junto à nossa equipe o atendimento que permitirá superar as situações enfrentadas.”

Para o presidente do Conselho Tutelar do município, Valdenir Junior, o Creas atende a uma demanda de diversas entidades e vai propiciar mais celeridade no atendimento à rede de proteção da infância e da adolescência, como também no atendimento a idosos e pessoas que tenham sofrido violação de seus direitos.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Rio Bananal está localizado à Rua Padre Tiago, nº 77, no bairro São Sebastião.

Karla Danielle Secatto – ascom@setades.es.gov.br

Tel: (27) 99859-6726 - (27) 3636-6803