07/10/2020 14h39

Novo Creas de Barra de São Francisco fortalece atendimento à população vulnerável na região

A nova unidade possui serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.

A população de Barra de São Francisco recebeu, na manhã dessa terça-feira (06), um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A inauguração contou com a presença da secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo. Com o investimento do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcop), foi possível ao município transferir o serviço para um imóvel mais bem equipado, adaptado às normas de acessibilidade e próximo à rede jurídica e de assistência social que compõem o sistema integrado de proteção de direitos.

Em sua fala, Cyntia Grillo ressaltou o compromisso assumido e cumprido pelo Governo do Estado com as políticas sociais voltadas aos capixabas: “É uma satisfação poder ver e comprovar a materialização da nossa responsabilidade na estruturação da política pública de assistência social no Espírito Santo. Conseguimos oferecer condições para que os municípios criem e estruturem seus equipamentos e ofertem serviços com dignidade à população”, destacou.

A secretaria acrescentou a importância de se ter equipamentos públicos adequados, com equipe técnica qualificada para o enfrentamento da pobreza. “Precisamos entender a complexidade do que é a pobreza para que tenhamos condição de enfrentá-la e possibilitar a superação desse processo. Não podemos ver a pobreza somente como falta de renda. Pobreza também é falta de oportunidade, seja falta de emprego ou de melhoria na qualidade de vida. Assim, pobreza também pode ser entendida como a falta de acesso ou ausência aos serviços públicos comprometidos em oferecer às famílias e indivíduos caminhos para sua própria autonomia”.

A cerimônia de inauguração do novo Creas proporcionou aos presentes um momento muito tocante, já que a nova unidade foi batizada com o nome de Nair Alves de Moura. Os familiares presentes lembraram que Dona Nair, como era conhecida, foi uma cidadã francisquense de origem humilde e de grande generosidade, que dedicou a vida ao bem-estar dos cidadãos de seu município. O evento também contou a presença do prefeito de Barra de São Francisco, Alencar Marim; do secretário de Assistência Social do município, Hélio Rodrigo Chequetto; e da vereadora Zirene Surdini Valle.

Samyra Lobino