30/06/2016 14h44 - Atualizado em 04/07/2016 10h41

Municípios serranos discutem rede de acolhimento

Os técnicos, gestores e conselheiros da assistência social dos municípios que compõem a região Sudoeste Serrana participaram, nesta quinta-feira (30), de reunião de trabalho onde discutiram junto à Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) a rede de acolhimento da assistência social.

A Setades, junto ao Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e ao Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social do Espírito Santo (Cogemases), está realizando visitas técnicas a cada uma das dez micrroregiões do Estado para diagnosticar os serviços existentes, demanda e perspectivas da rede de acolhimento e, posteriormente, elaborar uma proposta de reordenamento desses serviços.

Para o secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Rodrigo Coelho, aproximar-se dos municípios, é um passo fundamental para compreender as necessidades da rede e dos cidadãos. “Somente com a contribuição dos municípios poderemos pensar e propor uma reestruturação da rede, que seja viável e atenda integralmente à demanda dos serviços de acolhimento da Assistência Social.”

O vice-presidente do Ceas, Carlos Ajur, lembrou que o Conselho é uma instância de controle e fiscalização da política, e que a discussão sobre o reordenamento é um trabalho que se propõe a organizar melhor a rede, para estruturar a oferta de vagas para acolhimento e oferecer atendimento de mais qualidade aos cidadãos.

A proposta de reordenamento dos serviços de acolhimento será elaborada pela Setades, após o diagnóstico que está sendo realizado em cada microrregião do Estado pela Secretaria.

Na sexta-feira (01), as atividades serão realizadas no Cras de Castelo, com os municípios da região Central Sul, a partir das 09 horas. São convidados a participar do encontro os gestores da Assistência Social, equipe referência da alta complexidade, entidades que prestam serviços de alta complexidade nos municípios, Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, dos Direitos da Pessoa Idosa, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Conselheiros Tutelares e Conselho Municipal de Assistência Social.

Assessoria de Comunicação – SETADES

Karla Danielle Secatto