18/08/2021 17h59 - Atualizado em 01/09/2021 14h22

Municípios estão em processo de finalização das conferências de Assistência Social

Para qualificar e pautar novas diretrizes para a política de Assistência Social, municípios capixabas promovem conferências municipais, com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Com início no dia 31 de maio e duração até o próximo dia 31 de agosto, as conferências são fundamentais para fortalecer o diálogo e aprimoramento da política municipal.

A escolha do formato das conferências foi feita a partir de uma avaliação dos municípios acerca do cenário epidemiológico. Além disso, com a utilização das tecnologias de informação e comunicação, foram realizados encontros, reuniões, lives e debates preparatórios nos territórios, envolvendo todos os segmentos e abordando o tema da conferência, que traz os usuários para o centro do debate.

A previsão é de que os 78 municípios capixabas realizem conferências de Assistência Social até agosto, contando com a participação de usuários, profissionais, entidades e organizações da Assistência Social, conselheiros e representantes do poder público.  A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, explicou que o objetivo principal das conferências é a participação popular.

“A conferência precisa garantir a presença dos usuários, pois é para eles que fazemos toda essa construção. É importante que possamos fazer muito bem esse processo de escuta para entender o que o usuário precisa. Então, garantir a presença deles nas conferências é o nosso objetivo”, pontuou a secretária, que esteve presente na abertura da conferência do município de Montanha, nesta quarta-feira (18).

Além da esfera municipal, que vai até o dia 31 de agosto, os debates também serão realizados no âmbito estadual. Nos dias 19, 20 e 21 de outubro será realizada a Conferência Estadual de Assistência Social.

Samyra Ferreira
Karina Lima (Estagiária)