13/03/2016 11h23

“Mulheres em Ação”: iniciativa promove cinco mil atendimentos em São Torquato

Cerca de cinco mil atendimentos foram realizados para crianças, jovens e adultos durante os dois dias de atividades do “Mulheres em Ação”, evento realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Políticas para Mulheres (Seasm), em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Vila Velha.

Quem passou por São Torquato na tarde de sexta (11) e na manhã deste sábado (12) contou com diversos serviços como emissão de foto 3x4, emissão de carteira de identidade, inscrição ou atualização do Cadastro Único, corte de cabelo, maquiagem e limpeza de pele, bem como orientação sobre saúde, cidadania e direitos, segurança, empreendedorismo, entre outros.

O secretário de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Rodrigo Coelho, explica que a iniciativa buscou facilitar o acesso da população aos aparelhos legais de promoção de direitos. “Trazer esses serviços, especialmente na Semana da Mulher, é um modo de contribuir com a qualidade de vida. Aqui a população pode tirar dúvidas, receber orientação e encaminhamentos e fazer parte de uma iniciativa que busca valorizar as mulheres e os jovens.”

Moradora de São Torquato, dona Verônica Miranda aproveitou a ação para conferir a saúde. “Às vezes fica difícil se deslocar e conseguir tempo para cuidar da gente. Aqui eu já tirei foto 3x4, já medi a pressão e glicose. Achei ótimo, e vou agora ver o que mais posso aproveitar.”

Dentre as atividades, a população pode conferir apresentações como a da ginasta Geovana Santos, que irá representar o Espírito Santo nas Olimpíadas e da Escola de Samba Independente de São Torquato. As crianças e adolescentes também participaram de uma aula experimental de karatê, do projeto “Campeões do Futuro” da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, que será implementado em breve no bairro por meio do Ocupação Social.

Homenagem

Na noite da sexta-feira (11), o secretário Rodrigo Coelho, o secretário municipal de Assistência Social, Arnaldinho Borgo, e a subsecretária estadual de Políticas para Mulheres, Fernanda Braumer, prestaram uma homenagem a três mulheres com história de luta pelos direitos humanos da mulher e das comunidades. Foram homenageadas Leonora Mol, fundadora do banco comunitário “Banco Bem”, que contribuiu com o desenvolvimento social e econômico dos bairros atendidos pelo banco comunitário; Maria do Carmo Felipe, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, que milita pelos direitos dos trabalhadores e pelo processo de coleta seletiva; e Ana Maria Caracoche, que também atua na área dos direitos humanos.

Para a subsecretária de Políticas para Mulheres, Fernanda Braumer, o reconhecimento da atuação dessas mulheres é também um incentivo para o protagonismo de novas lideranças. “Nas rodas de conversa que promovemos nestes dias, vimos muitas histórias de luta e superação. Em momentos como esses as mulheres se reconhecem e se identificam, e esse é um dos pontos que queríamos alcançar com essa ação, o empoderamento e a valorização de cada mulher.”

 

Assessoria de Comunicação – SEASM 

Karla Danielle Secatto

Tel: (27) 3636-6803 – 9 9859-6726

ascom@seasm.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard