27/01/2020 19h23 - Atualizado em 27/01/2020 19h42

Mobilização da Setades para atendimento às vítimas das chuvas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), está de prontidão para atender às determinações e protocolos de atendimento às demandas da Defesa Civil Estadual. Nessa quinta-feira (23), a equipe da Setades esteve no município de Iconha para reunião com o prefeito João Paganini para discutir a adesão ao Serviço de Proteção em Situação de Calamidades Públicas e Emergências, que permite a liberação de recursos do Governo Federal.

Na próxima semana, uma base da Setades será montada nos municípios castigados pela chuva para o atendimento das famílias em relação ao benefício do Cartão Reconstrução ES e outros.

“Registra-se que a competência da Setades está em atender às demandas vindas dos gestores municipais de assistência social e da Defesa Civil. Ela não atende à sociedade civil nestes casos de calamidade”, disse secretário de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social em exercício, Severino Alves da Silva Filho.

Cartão Reconstrução e Fundo de Aval

Nesta segunda-feira (27) o Governador Renato Casagrande sancionou a lei que trata da reedição do Cartão Reconstrução. A matéria já foi elaborada pela equipe da Secretaria.

O Cartão Reconstrução concede o benefício de R$ 3 mil para as vítimas das chuvas no sul do Estado e cria o Fundo de Aval (FDA) destinado a prover recursos tendo em vista os riscos de crédito, a pessoas físicas, microempreendedores individuais e de micro, pequenas e médias empresas, inclusive às de autogestão e cooperativas de produção, localizados em municípios atingidos por desastres naturais. As linhas de crédito serão ofertadas pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo S/A (Bandes) e Banco do Estado do Espírito Santo S/A (Banestes).

Demandas pelo relatório da Defesa Civil

A Setades tem assistido as cidades afetadas pelas chuvas, atendendo aos protocolos da Defesa Civil com colchões, lençóis, travesseiros, cobertores, cestas básicas e kit de limpeza. Segue abaixo a relação de itens adquiridos para distribuição nas cidades:

- Jogos de Lençóis: Iconha (835), Vargem Alta (700), Rio Novo do Sul (46), Alfredo chaves (500), totalizando 2.081.

- Colchões: Iconha (835), Vargem Alta (700), Rio Novo do Sul (46), Alfredo Chaves (500), totalizando 2.081.

- Travesseiros - Iconha (835), Vargem Alta (700), Rio Novo do Sul (46), Alfredo Chaves (500), totalizando 2.081.

- Cobertores - Iconha (1235), Vargem Alta (1050), Rio Novo do Sul (46), Alfredo Chaves (750), totalizando 3.081.

- Cestas Básicas: Iconha (303), Vargem Alta (150), Rio Novo do Sul (14), Alfredo Chaves (410), totalizando 877.

- Kit Limpeza - Iconha (203), Vargem Alta (500), Rio Novo do Sul (14), Alfredo chaves (360), totalizando 1.077.

Mara Mulullo
ascom@setades.es.gov.br