09/06/2016 17h04 - Atualizado em 10/06/2016 10h10

Itaguaçu e Itarana recebem investimentos do Governo do Estado

Nesta quinta-feira (09), acompanhado do vice-governador César Colnago, lideranças municipais emembros do Poder Executivo Estadual, o governador Paulo Hartung cumpriu uma extensa agenda de inaugurações e Ordem de Serviço em Itaguaçu e Itarana, municípios da Região Central Serrana doEstado.

Os compromissos do governador começaram em Itaguaçu, com a inauguração das obras demodernização da Avenida 17 de Fevereiro, localizada na região central do município. Ao todo, 19 km receberam um sistema de drenagem e cobertura asfáltica. Em seguida, Hartung inaugurou aUnidade de Polícia Civil. Reformulado, o espaço conta com 260 m² de área construída e com noveambientes distribuídos em espaço administrativo, área de atendimento ao público e celas. Porquestões de segurança, a delegacia conta com duas entradas independentes, uma para a populaçãoe a outra exclusivamente para presos. A unidade recebeu investimentos de R$ 512.827,27, quefazem parte de Recursos da Polícia Civil/Governo e do Fundo Especial de Reequipamento da PolíciaCivil (FUNREPOCI).

Ainda em Itaguaçu, foi inaugurada a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O espaço foi reequipado e o investimento total na obra, intermediada pela Secretaria deEstado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), supera R$ 850 mil. A unidade,que atende cerca de 250 famílias por mês, integra a rede de proteção social básica do Sistema Únicode Assistência Social (SUAS), em funcionamento nos 78 municípios do Estado, com 143 Centros deReferência.

No CRAS são realizadas atividades de forma integrada para contribuir com a inclusão, além deassegurar ações de assistência centradas na convivência familiar e comunitária. "É aqui que nossaspolíticas públicas se integram. O CRAS não é para comunidade de baixa renda. O espaço deve serutilizado pela sociedade para praticar atividades comuns e fortalecer vínculos entre as famílias ecomunidade", explicou o secretário da Setades, Rodrigo Coelho.

"Realizamos inaugurações importantes para uma cidade que está se recuperando de um desastrenatural de grande porte. A Prefeitura está pilotando esse importante trabalho de revitalização domunicípio, que conta com o apoio do Governo do Estado e da União. Além disto, entregamosequipamentos públicos que priorizam ofertar serviços e modernizar o atendimento à população e,consequentemente, fortalecendo os valores e diretos à cidadania", disse Hartung.

Itarana

no município de Itarana, Paulo Hartung assinou a Ordem de Serviço para pavimentação edrenagem da Rua Vereador Antônio Henrique Fiorotti. A rua é a principal via de locomoção dapopulação no bairro Itaraninha

"Vamos contratar trabalhadores da região para atuarem nesta obra. Neste período de crisesocioeconômica, é uma forma de movimentar a economia local. Mesmo com tanta dificuldade porconta de queda na arrecadação, estamos auxiliando os 78 municípios do Estado. Essa intervençãoaqui em Itarana tem como objetivo dar mais qualidade de vida para a população e organizar aocupação da região", explicou o governador Paulo Hartung

A intervenção faz parte de um convênio firmado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria deSaneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com o município. A obra, licitada em R$ 656.331,95, está prevista para ser entregue pela empresa vencedora em 10 meses. Com aconclusão da obra, serão beneficiadas mais de 500 famílias que residem atualmente no bairroItaraninha. Para essas famílias, a obra levará mais conforto e segurança.

O secretário da Sedurb, João Coser, relata a importância da obra para os moradores. “Sabemos queesse empreendimento é aparentemente simples, mas é muito importante para Itaraninha. Nósgostamos disso, de obra feita em função da necessidade da comunidade", disse

A moradora Maria José Diniz, 55 anos, fala com alegria sobre as melhorias. “Nós aqui do bairroestamos esperando ansiosos pelo início da obra. Tenho certeza de que irá melhorar muito nossavida", comemora.